Curitiba: Capital mais roqueira do Brasil tem programação especial no Dia do Rock
Camisa da banda favorita, playlist com muito rock n’roll e olho na programação para celebrar o dia mais roqueiro do ano. É assim que curitibanos e fãs do estilo musical devem comemorar esse 13 de julho, Dia Mundial do Rock. A capital paranaense concentra diversos bares temáticos e é roteiro de grandes bandas do cenário nacional e internacional.
A data de 13 de julho foi instituída durante um festival em 1985, quando grandes artistas fizeram shows na Filadélfia, nos Estados Unidos, e em Londres, na Inglaterra. Durante uma apresentação no Live Aid, Phil Collins sugeriu que fosse estabelecido o Dia Mundial do Rock. O evento contou com grandes nomes do ritmo musical como: Queen, Mick Jagger, Keith Richards, Ronnie Wood, Elton John, Paul McCartney, David Bowie, U2, Kiss, entre outros.
Entretanto, apesar do apelo do ídolo do rock n’roll, apenas o Brasil comemora o Dia Mundial do Rock em 13 de julho. Outros países celebram o dia em datas distintas. Nos Estados Unidos, por exemplo, o Rock é celebrado em 9 de julho.
Curitiba e o Rock n’roll
A cidade de Curitiba recebeu em 2017 o título de Capital do Rock. Como uma das comemorações do Dia do Rock, a plataforma de streaming de música Deezer fez um levantamento da capital que mais consumia músicas do estilo musical. Com bandas como Coldplay, Charlie Brown Jr, O Rappa e Legião Urbana, os curitibanos lideraram o ranking e conquistaram o título.
A preferência pelo estilo musical não está apenas nas plataformas digitais, a capital paranaense também é conhecida pelos inúmeros atrativos para uma tarde de chope gelado e Rock n’roll ou para uma noite regada com muito solo de guitarra.
A cidade também é conhecida nacionalmente pelos shows de Rock que passam pelos palcos de Curitiba. Somente nos seis primeiros meses deste ano, bandas como Mettalica e Kiss passaram pela capital paranaense. Ainda em 2022, Iron Maiden, Guns N’ Roses, Epica, Hanson, Sticky Fingers, Black Label Society e Artic Monkeys farão apresentações em Curitiba. Além das atrações internacionais, em outubro será realizado o festival nacional Rock Session.
Dia do Rock em Curitiba
Entre as opções para celebrar o Dio Mundial do Rock está o Crossroads, que anualmente celebra a data com o Festival Crossroads. O evento, que neste ano celebra 25 anos e será realizado no próximo sábado (16), já é conhecido dos roqueiros curitibanos e atrai turistas que também são apaixonados pelo ritmo musical. Após dois anos com o festival em formato diferente, devido a pandemia da Covid-19, neste ano o evento volta com todas as forças no Jockey Eventos.
“A gente acredita que o rock é para todas as idades e, por isso, o evento é para a família toda. Um dia inteiro para curtirem suas bandas favoritas e ainda poderem levar os pequenos roqueiros para viverem uma experiência única, com muita música e diversão”,
explica Alessandro Reis, idealizador do Festival Crossroads.
Serviço – Festival Crossroads
Data: 16 de julho
Local: Jockey Club – R. Dino Bertoldi, 740 – Tarumã
Horário: a partir das 11h
Ingressos: Terceiro lote disponível pelo Cheers Shop.
Outro ponto de encontro dos apaixonados por rock e que promete agitar o final de semana é o Hard Rock Café. A franquia tem quatro sedes no Brasil e a maior delas fica na capital brasileira do Rock. Neste sábado (16), as ruas Comendador Araújo e Buenos Aires devem receber uma multidão de roqueiros para celebrar mais de 10 horas de shows.
“As ruas estarão fechadas para a maior festa gratuita do Dia Mundial do Rock. Serão 10 horas de shows ao ar livre em um imenso palco montado entre as ruas. A festa começa ao meio dia”,
informou os organizadores do evento.
Serviço – Hard Rock Café
Data: 16 de julho
Local: Hard Rock Café – R. Buenos Aires, 50 – Curitiba
Horário: a partir das 12h
Ingressos: entrada gratuita
Mas quem pretende curtir o Dia Mundial do Rock já nesta quarta-feira (13), a Ópera de Arame preparou um dia repleto de muito rock n’roll. O Instriomental, o Big Trio e o Pigs and Diamonds estarão no Palco Flutuante do projeto Vale da Música, celebrando alguns clássicos do gênero. Os curitibanos que quiserem aproveitar a programação especial não vão desembolsar nada, porque às quartas-feiras, moradores da capital que comprovarem residência não pagam entrada.
Entre a programação do dia 13, grandes clássicos em versão instrumental, além de um tributo a Pink Floyd, uma das mais emblemáticas bandas da história da música. “A gente não poderia deixar de celebrar essa data, tão relevante para o cenário musical. Ainda mais aqui em Curitiba, que é uma das cidades com um forte movimento do rock. Receber esses artistas durante todo o dia no Vale da Música é uma forma de comemorar o bom e velho rock’n roll”, conta Alana Alboit, gerente de marketing da Futura Fonte.
Serviço – Dia Mundial do Rock
Data: 13 de julho (quarta-feira)
Endereço: Rua João Gava, 970 – Abranches.
Valor para entrada no Vale da Música: R$ 15,00 inteira e R$ 7,50 meia-entrada. O benefício é válido para pessoas que estejam dentro da lei da meia-entrada, crianças de até 12 anos e para moradores de Curitiba e região metropolitana, que precisam levar um comprovante de residência para obter o desconto. Às quartas-feiras, moradores de Curitiba que comprovarem residência têm entrada gratuita.
Programação: 10h às 12h20 – InsTRIOmental
O grupo é formado pelos músicos Daniel Patitucci na bateria, Marcos Nascimento no baixo e Jordi Moro na guitarra. Todos músicos experientes e com muita atividade na cena musical do sul do Brasil há bastante tempo. O grupo surgiu da ideia de executar ao vivo grandes clássicos do rock mundial em versões instrumentais, o que deu muito certo pois o público se diverte e canta junto as melodias consagradas desses grandes grupos tocadas dessa forma bastante peculiar.
12h40 às 15h10 – Pigs and Diamonds – Tributo a Pink Floyd
Banda tributo oficial de Curitiba- PR. Formada por quatro músicos experientes da cena artística da capital paranaense, a banda procura, ao longo de seus 13 anos de estrada, reproduzir a obra de PINK FLOYD com a maior fidelidade possível. Integrantes: Ala Oliveira, Samir Souza, Allan Lobo e Luis Amaral.
15h30 às 17h50 – Big Trio
Banda instrumental de rock pop e jazz que toca sucessos de artistas famosos e músicas próprias que têm grande aceite pelo grande público, formada por Walmor na guitarra, Oscar na bateria e Hermes no teclado.