Curitiba - Empresários, profissionais de referência, autoridades e especialistas marcaram presença na abertura do 27º Congresso Paranaense de Rádio e TV. A cerimônia aconteceu no Castelo do Batel, em Curitiba, na noite desta terça-feira (23). O evento é realizado pela Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp) e pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná (Sert-PR).

Até a próxima quinta-feira (25), os participantes do congresso estarão envolvidos em palestras, workshops, painéis temáticos e debates sobre inovação, regulação, modelos de negócio, novas tecnologias, inteligência artificial, liderança e gestão fazem parte da programação. Também haverá uma Feira Nacional de Tecnologias, para empresas fornecedoras de produtos e serviços para a radiodifusão.
“O Paraná sempre teve papel de destaque na comunicação brasileira. Por isso, há tantas lideranças nesse Congresso”, comentou o ministro de Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
O ministro também destacou a evolução da radiodifusão. “A TV 3.0 é a evolução da tv no Brasil, da radiodifusão. Assim como houve da analógica para a digital, agora o próximo passo para a TV 3.0. A nossa expectativa é que todo setor se estruture para que no ano que vem já esteja a operação. É uma evolução, é tv gratuita, aberta, mais interativa, com mais serviço a disposição do cidadão”, completou.
O presidente do Grupo Ric, Leonardo Petrelli, que já foi presidente da Aerp, prestigiou a abertura do congresso e avaliou o momento da radiodifusão no Brasil.
“O mercado está transformador, estamos em vias de implantar uma nova tecnologia da TV 3.0, a tv conectada, e nós enxergamos o momento da radiodifusão um momento desafiador, mas de muito otimismo. Nós do Grupo Ric temos feito grandes investimentos nos últimos 40 anos, sempre procurando inovar e colocar à disposição do mercado tudo que for necessário e de ferramenta fundamental para distribuir conteúdo, fazer uma boa informação e gerar desenvolvimento econômico”, reforçou Petrelli.

Entre as autoridades presentes, também estiveram o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, e o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Alexandre Curi.
“É um privilégio para a cidade. Estamos felizes por recebermos autoridades e todos os que trabalham com radiodifusão. Eu nasci num veículo de comunicação e sei a importância da informação de qualidade com credibilidade e transparência para a tomada de decisões”, defendeu Pimentel.
Congresso Paranaense de Rádio e TV em Curitiba
O encontro em Curitiba tem como tema o tripé “Interatividade, Confiança e Transformação”. Conforme o presidente da Aerp, Rodrigo Martinez, a expectativa é apresentar novidades para o setor, debater os temas em evidência no atual cenário da rádio e da televisão e compartilhar experiências.
“Uma associação que defende o meio rádio e o meio televisão há muito tempo com bravas lutas, muitas vezes com muitas dificuldades, e hoje é uma alegria proporcionar esta festa para nossos associados. É uma alegria comemorar os 50 anos da Aerp como presidente. Vamos discutir muito a inteligência artificial, o encontro com as bigtechs, esse cross de mídia. Vai ser um encontro fantástico”, destacou Martinez.
O superintendente de Rede RECORD, André Dias, também prestigiou a abertura do congresso e reforçou a necessidade de evoluir na comunicação.
“Tudo evoluiu. Nosso celular já não é o mesmo do ano passado. Os automóveis estão evoluindo. A comunicação evolui através de multiplataformas, e a tv também tem que embarcar nesta nova tecnologia, nessa interatividade, no áudio imersivo, no 8K. Exatamente para ser mais interativa, mais assertiva, com qualidade de áudio e vídeo infinitamente melhor e maior para dar ao telespectador essa experiência cada vez mais inovadora”, comentou Dias.
A realização do Congresso marca também a celebração da história da radiodifusão paranaense com os 50 anos da Aerp, que tem mais de 320 emissoras associadas.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui