Paraná - Por trás da marca Above -de cosméticos e higiene pessoal – e do grupo Baston, há uma combinação estratégica de marketing de alto impacto, produtos de qualidade e cultura interna calcada em valores. Nas palavras do presidente da Baston, Gustavo Malucelli Bacila é uma visão de carinho, respeito e humildade 24 horas por dia”. Em conversa com o podcast Made In Paraná do Grupo RIC, Bacila conta que a empresa saiu de um início em que “faturava R$ 100.000 por mês” para um patamar atual de “R$ 110 milhões”.

Presidente da Above em entrevista ao podcast Made In Paraná: ” (Foto: João Brentar)

Virada com mídia, visitas e história pessoal

Questionado sobre o ponto de virada da da Above, Bacila foi taxativo: “Foi a Mídia”. Embaixadores de grande alcance, como Neymar, ajudaram a abrir portas. 

O executivo afirmou:Nos últimos 49 meses, fiz mais ou menos 1.500 e poucas visitas ou reuniões ou palestras. Para cliente, para distribuidor, para gerente de loja. E aí com esse boom as pessoas começaram a te ouvir. Segundo ele, a narrativa autêntica tem sido parte do ativo da marca:

As pessoas se conectam com a história. Qual história? A verdade. A dificuldade, o medo, a transparência, a coragem (..)  Tem três coisas muito importantes: marca, confiança e o preço, pontuou Bacila.

Raiz local e responsabilidade social

A Baston concentra operações em Palmeiras, interior do Paraná, onde emprega 1.600 colaboradores. A proximidade com a comunidade, afirma o diretor, eleva o senso de responsabilidade:

Quando você está numa cidade como o Palmeiras, com 30.000 habitantes, eu nasci lá, minha vida é lá, minha reputação está lá e tem 1.600 famílias que estão ali com a gente no dia a dia. São mais de 5.000 pessoas. Escute, você sai para trabalhar ou vai dormir ou vai lutar, não é por você. É mais ou menos quando você tem filho, né? Quando você tem filho, responsabilidade, pontuou o presidente

”Produto só vai a mercado após “teste cego” em família

A prioridade na qualidade foi elevada, inclusive a produção própria de latas e um rito que só libera lançamentos de produtos quando passam por teste cego doméstico. Nas palavras do filho, Gabriel Bacila: ” A gente só lança produto que a gente ama, que a gente gosta e que a gente recomenda. E eu acho que isso é o principal de tudo”. O jovem, de 16 anos, resumiu o estilo de liderança do pai numa palavra: “Amor” e completou:

Ele é uma pessoa muito honesta, da gente, humilde. Ele ama tudo o que faz e é isso que traz ele mais perto da empresa, que traz os funcionários mais perto dele (…) As pessoas trabalham felizes, afirmou Gabriel

Made In Paraná

O podcast Made In Paraná é uma iniciativa do RIC Business Hub, do Grupo RIC, que celebra a força empreendedora paranaense. Todos os episódios você acompanha aqui

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui