Curitiba - Nesta quinta-feira (16), o Cenp, Fórum de Autorregulamentação do Mercado Publicitário, realiza um encontro em Curitiba para reunir lideranças regionais do setor convidadas para dialogar sobre os desafios e oportunidades da publicidade. Além disso, o evento busca eforçar a importância do Pacto Cenp – guia de boas práticas lançado em 2024, que estabelece diretrizes para a sustentabilidade e ética comercial do setor.

cenp curitiba
O evento Cenp em Curitiba acontece nesta quinta-feira (16) (Foto: Divulgação)

Elaborado após 18 meses de diálogo envolvendo agências, veículos, anunciantes e elos digitais, o documento reúne recomendações que visam orientar acordos comerciais equilibrados e sustentáveis, capazes de gerar valor entre as partes, fortalecendo as relações institucionais e colaborativas do mercado como um todo. O Pacto tem como pilares quatro macrotemas considerados fundamentais: a dinâmica das concorrências, a transparência nos processos, a sustentabilidade financeira entre os agentes do ecossistema e os planos de incentivo.

A presença de representantes do Cenp em Curitiba reforça a relevância da região Sul para a indústria publicitária nacional. No primeiro semestre de 2025, o investimento em publicidade nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina somou R$ 442 milhões, crescimento de pouco mais de 10% em relação ao mesmo período de 2024. O resultado acompanha a tendência nacional, que registrou alta de 12,52% e atingiu R$ 11,93 bilhões, cerca de R$ 1,32 bilhão a mais do que no primeiro semestre do ano passado.

Durante o encontro haverá o painel sobre relações sustentáveis com Guilherme Melek, Gerente de Marketing da Multiloja; Kal Gelbecke, Presidente do Sinapro-PR, Rodrigo Libório, Diretor Comercial Curitiba e Mercado Nacional da RPC -Rede Paranaense de Comunicação. A moderação ficará por conta de Regina Augusto – Diretora Executiva do Cenp. O evento tem o apoio master da Adobe, Globo, Kallas Mídia, Sansung Ads e UOL. O apoio estratégico é da Fenapro e do Sinapro – Paraná.

Sobre o Cenp

Criado em 1998, o Cenp – Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário – tem como propósito zelar pelas relações ético-comerciais do mercado publicitário. Para isso, reúne as principais entidades que compõem o ecossistema da publicidade com representantes de anunciantes, agências de publicidade, elos digitais e veículos de comunicação. É parte de sua concepção ser um emulador de boas práticas e um centro de discussões, funcionando como um indutor e catalisador de ideias, dados e conceitos que valorizem a atividade e promovam o desenvolvimento do setor.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.