Curitiba - Nesta quinta-feira (16), o Cenp, Fórum de Autorregulamentação do Mercado Publicitário, realiza um encontro em Curitiba para reunir lideranças regionais do setor convidadas para dialogar sobre os desafios e oportunidades da publicidade. Além disso, o evento busca eforçar a importância do Pacto Cenp – guia de boas práticas lançado em 2024, que estabelece diretrizes para a sustentabilidade e ética comercial do setor.

Elaborado após 18 meses de diálogo envolvendo agências, veículos, anunciantes e elos digitais, o documento reúne recomendações que visam orientar acordos comerciais equilibrados e sustentáveis, capazes de gerar valor entre as partes, fortalecendo as relações institucionais e colaborativas do mercado como um todo. O Pacto tem como pilares quatro macrotemas considerados fundamentais: a dinâmica das concorrências, a transparência nos processos, a sustentabilidade financeira entre os agentes do ecossistema e os planos de incentivo.
A presença de representantes do Cenp em Curitiba reforça a relevância da região Sul para a indústria publicitária nacional. No primeiro semestre de 2025, o investimento em publicidade nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina somou R$ 442 milhões, crescimento de pouco mais de 10% em relação ao mesmo período de 2024. O resultado acompanha a tendência nacional, que registrou alta de 12,52% e atingiu R$ 11,93 bilhões, cerca de R$ 1,32 bilhão a mais do que no primeiro semestre do ano passado.
Durante o encontro haverá o painel sobre relações sustentáveis com Guilherme Melek, Gerente de Marketing da Multiloja; Kal Gelbecke, Presidente do Sinapro-PR, Rodrigo Libório, Diretor Comercial Curitiba e Mercado Nacional da RPC -Rede Paranaense de Comunicação. A moderação ficará por conta de Regina Augusto – Diretora Executiva do Cenp. O evento tem o apoio master da Adobe, Globo, Kallas Mídia, Sansung Ads e UOL. O apoio estratégico é da Fenapro e do Sinapro – Paraná.
Sobre o Cenp
Criado em 1998, o Cenp – Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário – tem como propósito zelar pelas relações ético-comerciais do mercado publicitário. Para isso, reúne as principais entidades que compõem o ecossistema da publicidade com representantes de anunciantes, agências de publicidade, elos digitais e veículos de comunicação. É parte de sua concepção ser um emulador de boas práticas e um centro de discussões, funcionando como um indutor e catalisador de ideias, dados e conceitos que valorizem a atividade e promovam o desenvolvimento do setor.
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