Londrina - Nesta sexta-feira (10), o Data Business Varejo Londrina, organizado por Apex, com apoio do Grupo RIC, concentrou grandes nomes do setor para uma sequência de painéis sobre o varejo, economia e oportunidades.

Evento debateu estratégias e oportunidades para o crescimento do setor no Paraná (crédito imagem: H3 Filmes)

Empresários, executivos e especialistas em mercado e tecnologia trataram do presente e do futuro do segmento. O fundador e presidente da Apex, Fernando Cinelli, afirmou que o Paraná fez a lição de casa quando o assunto é gestão pública, o que se reflete na economia e traz ainda vantagens competitivas para os negócios:

“Quando a gente olha para o contexto do Paraná entendemos porque é um lugar pujante para segmentos como o varejo”, pontua Cinelli.

Nos painéis do encontro foram apresentados dados que apontaram tendências de consumo, comportamento e os reflexos esperados para o cenário econômico de 2026.

Outro tema debatido pelos nomes do setor foi a inovação com o uso da inteligência artificial.

O diretor executivo de varejo e distribuição da TOTVS, Elói Assis considerou que as mudanças derivadas da tecnologia para os negócios serão inevitáveis, mas vão depender sempre de profissionais capacitados:

” A inteligência artificial é mais uma ferramenta no cinto de utilidades do empreendedor, mas é preciso sempre uma mente humana pensante e inteligente por trás”, considerou Assis.

A diretora de marketing do Grupo RIC, Laila Sol destacou a importância do olhar regional para comunicação e marcas do setor:

“Marcas quando fazem parte da comunicação regional são mais fortes”, complementou Laila.

O Data Business teve cobertura especial da RIC e Jovem Pan News Paraná.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!