A Expo Paraguay Brasil 2025 segue abrindo portas para negócios bilaterais e consolidando o Paraguai como uma alternativa viável — e vantajosa — para empresas brasileiras que desejam crescer, exportar ou internacionalizar suas operações. Empreendedores que participam do evento apontam não só o otimismo com as oportunidades, mas também o impacto direto de uma aproximação entre os setores produtivos dos dois países.

É o caso da Fernanda Faret Oliveira de Andrade, CEO do Grupo Reciclex, que atua na área de meio ambiente e sustentabilidade. Fernanda afirma que a entrada no mercado paraguaio foi um movimento natural.
“A transição aqui pro Paraguai foi de uma forma muito natural. A gente veio a convite e já estamos desenvolvendo alguns trabalhos, como reuso de água, tratamento de águas em indústrias”, contou.
Fernanda destacou ainda as vantagens que o país oferece: “As vantagens são o atrativo econômico, a oportunidade que ele apresenta, a fácil comunicação, localização geográfica… é tudo bem interessante.” Para ela, eventos como a Expo permitem algo essencial: conectar necessidades com soluções. “A gente enxerga oportunidades e consegue aproximar essas relações bilaterais de expansão, não só internamente no Paraguai, mas também para o Brasil.”
Empresários brasileiros de olho na exportação para o Paraguai
Com 26 anos de experiência no setor de lingerie, a empresária Marta Rodrigues dos Santos Campos também marcou presença na feira, com um objetivo claro: dar o primeiro passo na exportação. “Surgiu o convite através do Sebrae para eu conhecer o novo mercado. Então por isso que eu estou aqui, para ver essa possibilidade de exportar meu produto.”
Marta, que já tem uma base de clientes paraguaios no Brasil, acredita que o mercado está pronto para receber seus produtos de forma mais estruturada. “Eu estou com grande expectativa mesmo. Já tenho bastante cliente paraguaia que gosta do meu produto.”
Para ela, a feira foi uma oportunidade de aprendizado prático sobre os trâmites internacionais. “Foi muito importante, porque você conhece como é a lei do Paraguai, como é a burocracia. Isso facilita pra gente conhecer onde está indo. É importante tanto pra grandes quanto pra pequenos empreendedores.” A empresária defende que é preciso sair da zona de conforto e buscar novos horizontes.
A Expo Paraguay Brasil está na sua 16° edição e conta com o Grupo Ric como um dos parceiros e o único veículo de mídia brasileiro presente no evento.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.