A Expo Paraguay Brasil 2025 segue abrindo portas para negócios bilaterais e consolidando o Paraguai como uma alternativa viável — e vantajosa — para empresas brasileiras que desejam crescer, exportar ou internacionalizar suas operações. Empreendedores que participam do evento apontam não só o otimismo com as oportunidades, mas também o impacto direto de uma aproximação entre os setores produtivos dos dois países.

brasileiros fazem negócios no paraguai
A empresa da Fernanda atua em todo território brasileiro e tem expandido sua participação no Paraguai (Foto: Erick Mota/Ric.com.br)

É o caso da Fernanda Faret Oliveira de Andrade, CEO do Grupo Reciclex, que atua na área de meio ambiente e sustentabilidade. Fernanda afirma que a entrada no mercado paraguaio foi um movimento natural.

“A transição aqui pro Paraguai foi de uma forma muito natural. A gente veio a convite e já estamos desenvolvendo alguns trabalhos, como reuso de água, tratamento de águas em indústrias”, contou.

Fernanda destacou ainda as vantagens que o país oferece: “As vantagens são o atrativo econômico, a oportunidade que ele apresenta, a fácil comunicação, localização geográfica… é tudo bem interessante.” Para ela, eventos como a Expo permitem algo essencial: conectar necessidades com soluções. “A gente enxerga oportunidades e consegue aproximar essas relações bilaterais de expansão, não só internamente no Paraguai, mas também para o Brasil.”

Empresários brasileiros de olho na exportação para o Paraguai

Com 26 anos de experiência no setor de lingerie, a empresária Marta Rodrigues dos Santos Campos também marcou presença na feira, com um objetivo claro: dar o primeiro passo na exportação. “Surgiu o convite através do Sebrae para eu conhecer o novo mercado. Então por isso que eu estou aqui, para ver essa possibilidade de exportar meu produto.”

Marta, que já tem uma base de clientes paraguaios no Brasil, acredita que o mercado está pronto para receber seus produtos de forma mais estruturada. “Eu estou com grande expectativa mesmo. Já tenho bastante cliente paraguaia que gosta do meu produto.”

Para ela, a feira foi uma oportunidade de aprendizado prático sobre os trâmites internacionais. “Foi muito importante, porque você conhece como é a lei do Paraguai, como é a burocracia. Isso facilita pra gente conhecer onde está indo. É importante tanto pra grandes quanto pra pequenos empreendedores.” A empresária defende que é preciso sair da zona de conforto e buscar novos horizontes.

A Expo Paraguay Brasil está na sua 16° edição e conta com o Grupo Ric como um dos parceiros e o único veículo de mídia brasileiro presente no evento.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Erick Mota posando para foto
Erick Mota

Editor-chefe

Jornalista há mais de 10 anos, atuou como repórter de rede em Brasília, onde se especializou em jornalismo político. Participou de coberturas no STF, Congresso Nacional e Assembleias Legislativas. Também cobriu o caso Lázaro Barbosa e morte da cantora Marília Mendonça. Produziu documentários e reportagens especiais por todo Brasil. Possui uma paixão especial em fotografia e jornalismo cultural. Apresentou programas de TV e podcasts durante toda a carreira.

Jornalista há mais de 10 anos, atuou como repórter de rede em Brasília, onde se especializou em jornalismo político. Participou de coberturas no STF, Congresso Nacional e Assembleias Legislativas. Também cobriu o caso Lázaro Barbosa e morte da cantora Marília Mendonça. Produziu documentários e reportagens especiais por todo Brasil. Possui uma paixão especial em fotografia e jornalismo cultural. Apresentou programas de TV e podcasts durante toda a carreira.