Curitiba - A Apex Partners, em parceria com o Grupo Ric e a Invest Paraná, realiza o BuyPR nesta segunda-feira (3), no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O evento em como objetivo construir um plano para potencializar o desenvolvimento do Paraná. A iniciativa conecta empresários, investidores, formuladores de políticas públicas e lideranças institucionais em torno de um objetivo comum: evidenciar as potencialidades do estado e fomentar parcerias estratégicas para o seu desenvolvimento.

O BuyPR integra uma série de eventos promovidos pela Apex em diferentes estados brasileiros — como Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo — e que, em 2025, serão desdobrados nos fóruns internacionais do Brazilian Regional Markets (BRM), com edições previstas em Brasília, São Paulo e Nova York.
“O BuyPR representa, de forma concreta, o propósito da Apex: desenvolver os mercados onde atuamos, conectando capital a oportunidades para impulsionar o crescimento regional. O Paraná é uma potência nacional, com destaque em setores como agronegócio, indústria e turismo, e acreditamos que essas vocações precisam ser reconhecidas, valorizadas e potencializadas”, contou Guilherme Dorigo, diretor da Apex Polo Paraná.
“Queremos mostrar ao Brasil e ao mundo que existem oportunidades reais, sustentáveis e transformadoras fora do eixo econômico tradicional. Nosso papel é justamente criar as pontes para que esses investimentos aconteçam e tragam impacto duradouro para a economia e para a sociedade”, complementou Dorigo.
Inteligência para decisões estratégicas
Com início às 13h, o BuyPR terá apresentação de dados exclusivos da Futura Inteligência, braço de pesquisa e dados do Grupo Apex. Com mais de 30 anos de atuação e mais de 5 mil projetos realizados no Brasil, a Futura trará uma leitura aprofundada dos principais indicadores econômicos do estado, transformando setores da economia em inteligência de mercado.
“Vamos apresentar um retrato do Paraná, traduzindo o potencial dos seus setores produtivos em dados. O estado é competitivo, diverso e bem posicionado para os desafios da nova economia”, afirmou Paula Orrico, diretora técnica da Futura.
Programação do BuyPR 2025
A programação reúne seis painéis principais que exploram os fundamentos econômicos e sociais do Estado, apresentam cases de sucesso e destacam mecanismos de fomento ao desenvolvimento regional. O evento conta ainda com a apresentação de dados da Futura, conduzida por Thamille Nancy, coordenadora do projeto Mundo Business PR, que traz um panorama dos principais indicadores e números que impulsionam o Paraná.
A importância dos mercados regionais para o desenvolvimento do Brasil
A abertura do evento estabelece a tese central do BuyPR: o desenvolvimento do Brasil passa, necessariamente, pela valorização e fortalecimento dos mercados regionais. O painel debate a necessidade de criação de instrumentos financeiros e plataformas que permitam a conexão entre empresas fora do eixo Rio-São Paulo, usando o mercado de capitais como alavanca de transformação.
Mediador: Guilherme Dorigo – Diretor do Polo Paraná da Apex
Convidados:
- Fernando Cinelli — Fundador e Presidente da Apex
- Leonardo Petrelli — Presidente Executivo do Grupo Ric Paraná
Cenário econômico e político do Brasil
O painel apresenta uma leitura estratégica do momento econômico e político do país, destacando tendências, riscos e oportunidades que influenciam o ambiente de negócios. A análise aborda o impacto das políticas fiscais e monetárias, o comportamento dos mercados e o papel das instituições na sustentação da confiança e do crescimento sustentável.
Mediador: Ricardo Frizera – Sócio-diretor da Apex
Convidados:
- Arilton Teixeira — Economista-chefe da Apex
- José Orrico — Diretor Político da Futura
- Rodrigo Pinheiro — Sócio e CEO do Banco Bari
Alianças para o futuro: a força da sociedade civil organizada do Paraná
Este painel destaca o papel da sociedade civil no avanço de indicadores como IDH, empregabilidade e competitividade setorial. A força institucional das federações e entidades empresariais é discutida como um diferencial do Paraná.
Mediador: Eduardo Luvison – Líder do Escritório Cascavel da Apex
Convidados:
- Marcelo El Kadre — Presidente da SRP (Sociedade Rural do Paraná)
- José Carlos Barbieri — Presidente da ACIM (Associação Comercial e Empresarial de Maringá) e Reitor da UniCV (Centro Universitário Cidade Verde)
- Flávio Furlan — Presidente da FACIAP (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná)
Paraná, o supermercado do mundo
Com domínio de toda a cadeia produtiva e forte base cooperativista, o agro paranaense se destaca por sua integração entre tecnologia, escala e tradição. O painel discute também a agregação de valor via indústria de alimentos e as estratégias de internacionalização do setor.
- Mediador: Wagner Kronbauer – Diretor de Crédito Privado da Apex
- Convidados:
- Francisco Soares — Presidente da TMG
- Paloma Venturelli — Presidente do SINDITRIGO PR
- Marcio Nunes — Secretário da Agricultura e do Abastecimento do PR
Fundo Soberano e FIAGRO PR: o futuro do investimento no estado
Este painel apresenta duas das mais recentes iniciativas do governo estadual: o Fundo Soberano do Paraná e o FIAGRO PR. O debate foca na governança desses instrumentos, setores prioritários e como empresas e investidores podem participar.
Mediador: Pedro Petris – Vice-Presidente de Operações da Apex
Convidados:
- Giancarlo Rocco — Diretor de Relações Internacionais na Invest PR
- Carin Deda — Diretora do Tesouro Estadual do Paraná
- Leonardo Lahud — Especialista Líder em Comércio e Investimento no BID
Cases do Paraná
Empresas e lideranças que impulsionam o desenvolvimento do Paraná, com cases que revelam a força empreendedora e a capacidade de inovação do Estado.
Mediador: Fernando Prison – Gerente de Negócios da APEX
Convidados:
- Paulo Velloso — Presidente do Grupo Vellore
Sobre a Apex
A Apex é uma plataforma completa de investimentos e serviços financeiros estruturados, com R$ 15 bilhões em ativos sob supervisão em quatro frentes: Gestão de Recursos; Investment Banking; Advisory e Research (comunicação e dados).
O grupo conta com polos no Espírito Santo, no Paraná, em Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e Portugal, tem como visão ser o principal banco de investimento regional do Brasil até 2030.
Com a tese de descentralizar os mercados de capitais no Brasil como forma de desenvolver ecossistemas regionais, a Apex tem um olhar aguçado para as “Onças Brasileiras”, termo criado pela companhia em alusão aos “Tigres Asiáticos” para fazer referência aos estados que crescem mais do que a média nacional (ES, PR, SC, GO, MS, MT e RS).
BuyPR
- 3 de novembro de 2025
- Museu Oscar Niemeyer – Curitiba/PR
- Das 13h às 19h