A Expo Paraguai Brasil 2025, maior evento de integração comercial entre os dois países, encerrou sua edição nesta quarta-feira (10) com números históricos. A expectativa inicial era reunir 2.500 empresários, mas o evento contou com mais de 7.500 participantes, vindos de diversos setores produtivos do Brasil, Paraguai e outros países da América Latina.

Imagem de participantes no evento.
Feira fortaleceu negócios e integração entre Brasil e Paraguai (Foto: Divulgação)

Além da presença massiva, o volume de negociações também quebrou recordes: mais de 2 mil reuniões de negócios foram realizadas, com fila de espera de mais de 4 mil empresários interessados em agendar encontros durante a feira. Os dados consolidam a edição de 2025 como a maior já registrada desde a criação da Expo.

O evento teve ainda como um de seus focos principais a diversificação das rotas de exportação, com o Paraguai se colocando como alternativa ao “tarifaço” dos Estados Unidos.

Durante o evento, o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), e o presidente do Paraguai, Santiago Peña, reforçaram a importância de integração regional e a aposta em uma aliança estratégica entre Paraná e Paraguai. 

Confira: “Paraguai é a pérola latino-americana”: empresário enxerga país como futuro polo econômico global

Empresários destacam oportunidades no Paraguai

Ao longo dos dias de feira, diversos empresários brasileiros relataram planos concretos de expansão para o Paraguai, motivados por fatores como incentivos fiscais, infraestrutura em crescimento, economia dolarizada e apoio institucional.

Casos como o da empresa Estrela de Davi, que vai instalar em Los Cedrales o maior parque industrial do país, e da Seyconel, que adotou o regime da Lei Maquila para exportação. 

Já Nader Ali Jezzini, diretor do Madrid Center, shopping localizado na Ciudad del Este, foi categórico em sua avaliação sobre o futuro do país: 

“O Paraguai passou a ser, eu chamo de a pérola latino-americana. O Paraguai é o futuro latino-americano. Todo mundo cresceu aqui.”

Turismo e comércio em alta com a Black Friday no Paraguai

A proximidade da Black Friday de Ciudad del Este, marcada para os dias 20 a 23 de novembro, também foi pauta importante na feira. Segundo Armando Ghazzaoui, coordenador do evento, os hotéis da cidade já estão quase 100% ocupados e há previsão de abertura de novos voos devido à alta demanda. 

“Esse é o maior evento de compras da América Latina. Cada loja participante é obrigada a oferecer ao menos um item com desconto real. A segurança está garantida com apoio do Brasil e do Paraguai.”

A edição deste ano contará com reforço policial e atuação direta do Ministério do Interior, conforme destacou Said Taigen, presidente da Câmara de Comércio de Ciudad del Este. “Podemos oferecer um serviço de segurança 100%. O evento beneficia não só Ciudad del Este, mas toda a região trinacional.”

Feira reforça papel de Foz do Iguaçu e integração trinacional

Outro destaque foi a apresentação de um estudo da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI), que revelou o PIB de R$ 82 bilhões em um raio de 50 km na região trinacional. A pesquisa será a base para um plano de desenvolvimento econômico regional, com apoio da Itaipu Binacional.

“Essa região tem 1 milhão de habitantes e três aeroportos em 27 km. Temos que olhar o território como um todo”, disse Danilo Vendrusculo, presidente da ACIFI.

Encerramento da Expo Paraguay Brasil com saldo positivo

Com mais de 7.500 empresários presentes, dois mil encontros realizados, negócios bilionários gerados e dezenas de novos projetos em andamento, a Expo Paraguai Brasil 2025 encerra como um marco para a relação econômica entre os dois países e abre caminhos concretos para investimentos, integração e crescimento conjunto.

O Grupo Ric se consolidou como o único veículo da imprensa brasileira presente na feira. Media partner, a rádio Jovem Pan News, a Ric RECORD e o Portal Ric fizeram mais de 50 inserções de matérias jornalísticas sobre o evento e marcou a maior cobertura da história da feira, segundo os organizadores.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui

Erick Mota posando para foto
Erick Mota

Editor-chefe

Jornalista há mais de 10 anos, atuou como repórter de rede em Brasília, onde se especializou em jornalismo político. Participou de coberturas no STF, Congresso Nacional e Assembleias Legislativas. Também cobriu o caso Lázaro Barbosa e morte da cantora Marília Mendonça. Produziu documentários e reportagens especiais por todo Brasil. Possui uma paixão especial em fotografia e jornalismo cultural. Apresentou programas de TV e podcasts durante toda a carreira.

Jornalista há mais de 10 anos, atuou como repórter de rede em Brasília, onde se especializou em jornalismo político. Participou de coberturas no STF, Congresso Nacional e Assembleias Legislativas. Também cobriu o caso Lázaro Barbosa e morte da cantora Marília Mendonça. Produziu documentários e reportagens especiais por todo Brasil. Possui uma paixão especial em fotografia e jornalismo cultural. Apresentou programas de TV e podcasts durante toda a carreira.