A Expo Paraguay Brasil 2025, marcada para os dias 8 a 10 de setembro, em Ciudad del Este, promete movimentar mais de US$ 240 milhões em negócios e reunir mais de 3 mil participantes.

Entre os destaques do evento, está a presença da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que vem ampliando sua atuação na feira para apoiar empresários brasileiros interessados em expandir suas operações no país vizinho.
Em entrevista ao Portal Ric, a gerente de competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado, destacou a relevância da Expo e o papel da agência na aproximação entre empresas do Brasil e do Paraguai.
Expo Paraguay Brasil tem crescimento de participação
Clarissa revelou que o interesse das empresas pela Expo Paraguay Brasil mais do que dobrou neste ano.
“É o segundo ano que a gente está organizando. No ano passado, a gente esteve presente e foi bem interessante. A gente esteve lá com um grupo de 16 empresas e, nesse ano, a gente quase dobrou a nossa participação. Então, a gente está indo com 29 empresas.”
O aumento da demanda mostra o potencial da feira como plataforma de negócios. “Abrimos as inscrições e teve muito interesse. A gente teve mais de 150 inscrições de empresas querendo participar do evento”, destacou Clarissa.
Segundo ela, a diversidade dos setores participantes também chama atenção: “Temos aí uma variedade grande de setores e de empresas, de perfis de empresas. São empresas de 12 estados brasileiros.”
Relevância da relação entre os países na Expo Paraguay Brasil
A executiva ressaltou ainda a importância da relação comercial entre Brasil e Paraguai, que se fortaleceu nos últimos anos e abriu novas perspectivas de integração.
“A gente sabe que a relação comercial entre Brasil e Paraguai também é muito importante, muito rica. É um comércio bem ativo.”
Ela lembra que o Paraguai vive um cenário econômico favorável, com estabilidade e crescimento. “É um país que tem vivido a última década com uma estabilidade econômica em amplo crescimento. Quer dizer, é um terreno fértil para expansão de negócios para empreendimentos. É um país que aparece como uma oportunidade muito boa para diversificar mercados”.
Atualmente, aliás, o Brasil é o principal fornecedor de produtos ao Paraguai. “O Brasil, na verdade, é o principal fornecedor do Paraguai hoje em dia. A gente tem 25%, 24,5% do market share do Paraguai.”
Apoio da Apex às empresas brasileiras na feira
A missão da Apex na Expo Paraguay Brasil é preparar e apoiar empresários brasileiros que desejam expandir para o mercado internacional.
“A empresa que ainda não exporta pode contar com a Apex para entender o procedimento e ver na exportação uma viabilidade de crescimento do seu negócio”, disse.
Clarissa explicou ainda que o suporte vai desde a orientação até o acompanhamento estratégico: “Temos todo um trabalho de preparação das empresas. Elas podem contar com a gente para ajudar e aproveitar essas oportunidades, que existem no mundo inteiro.”
A Expo Paraguay Brasil tem se consolidado como a principal plataforma de integração econômica entre Brasil e Paraguai. Com apoio da ApexBrasil e de outras instituições, o evento visa conectar empresários, promover investimentos e fortalecer a cooperação bilateral.
A edição de 2025 reforça esse papel ao trazer como tema central “Indústria: motor do progresso” e ao consolidar Ciudad del Este como um hub estratégico para negócios na tríplice fronteira.
Serviço – informações sobre o evento
- Data: 8, 9 e 10 de setembro
- Local: Hotel Nobile – Ciudad del Este
- Organização: Câmara de Comércio Paraguai-Brasil
- Inscrição: gratuita – clique aqui e se inscreva
- Inscrição para rodada de negócios: clique aqui e confira
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!