O Paraguai tem se colocado como novo hub de negócios para investidores internacionais. Dentre os ramos em crescimento está o mercado imobiliário. Um dos puxadores desse movimento é o crédito para o setor, que saltou de US$ 422 milhões em 2019 para US$ 996 milhões no último ano.

À frente de um dos principais grupos do segmento no país, o empresário Claudio Vierci, CEO da Vierci Development, destacou o momento de crescimento acelerado da economia paraguaia e o papel do setor imobiliário como motor desse desenvolvimento.
“Paraguai está numa economia crescente. Neste ano, vai ser a economia que mais vai crescer na América Latina”, afirmou. Segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), o crescimento esperado para 2025 é de 3,8%.
De acordo com Vierci, ao contrário de outros países que apresentam oscilações ou recuperações parciais, o Paraguai mantém uma curva de crescimento constante: “Se você comparar o PIB do ano 2000 até hoje, cresceu 11 vezes.”
Investimento em imóveis: dólar, valorização e alta rentabilidade
Segundo Claudio, um dos maiores diferenciais para o investidor estrangeiro é a economia dolarizada. “Aqui uma coisa que não se discute é o valor do dólar. A sua conta é em dólar, o preço de aluguel é em dólar, tudo é dolarizado”, explicou. E completou: “Não tem nada melhor do que investir num país em que você sabe que terá um retorno real.”
Atuando fortemente na captação de compradores internacionais, Vierci revelou que 90% das vendas da empresa são para pessoas de outras nacionalidades. “Vendi 350 apartamentos [em um ano] e a maioria foi para estrangeiro. Vem da Alemanha, Espanha, Áustria, Itália, França, Holanda… Você não imagina a quantidade de europeu que está chegando.”
“Investir no mercado imobiliário do Paraguai é algo que tem um retorno quase certo. Na Europa, nos Estados Unidos, no Brasil ou na Argentina, não tem o retorno que eu tenho aqui”, declarou.
De acordo com o empresário, a valorização média anual dos imóveis é de 8%, mas o grande atrativo está na rentabilidade com locações de curto prazo. “Com Airbnb, o retorno líquido está entre 25% e 30% ao ano. Você recupera o capital em três anos.”
Relação estratégica com o Brasil
Vierci reforçou a importância da relação entre Brasil e Paraguai, especialmente com o estado do Paraná. “Eu acho que o Ratinho Junior está apostando no Paraguai. O pai dele tem muitos investimentos aqui. O Paraguai é o melhor plano B para guardar dinheiro em dólar — e depois vira plano A.”
Para ele, a união entre os países sul-americanos é fundamental. “Temos que parar de ser egoístas e pensar juntos. O Mercosul tem que trabalhar como a União Europeia. O Brasil produz soja como ninguém e 90% da soja do Paraguai é produzida por brasileiros. Paraguai é um lugar que dá pra apostar.”
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui