A Caçamba do Bem, startup responsável por dar uma segunda chance para materiais de construção que seriam descartados, foi anunciada como uma das startups finalistas do Pitch Vale do Pinhão 2025, e a CEO, Marília Bender Almeida, participou de uma entrevista durante o Pan News Curitiba nesta terça-feira (08). 

Imagem da CEO da Caçamba do Bem, Marília Bender Almeida.
A Caçamba do Bem foi fundada em Curitiba (Foto: Reprodução/Pan News Curitiba)

No dia 24 de junho, no Paiol Digital, o Pitch Vale do Pinhão anunciou as 12 startups finalistas do projeto

Em entrevista para o Pan News Curitiba, com Ana Vaz e João Salgado, a CEO explicou que a startup costuma fazer bazar com os itens de construção civil com preços abaixo do mercado tradicional, “a ideia é circular essas peças”, disse Marília.

Segundo a representante da Caçamba do Bem, além do bazar e da transformação desses itens, a startup conecta pessoas que desejam realizar doações à instituições. 

“Pra mim, o item pode não fazer sentido, então eu vou te conectar com alguma instituição para que eles retirem esse material, ou seja, isso não vai para descarte”, explicou Marília. 

Para o descarte dos materiais, basta entrar em contato com a startup via Whatsapp (41-998700206), onde será realizada uma curadoria. Caso o item seja aprovado, a Caçamba do Bem paga o frete para recolher o item. Em seguida ele é limpo, precificado e vendido ou doado para instituições.

Conheça a Caçamba do Bem

Desde 2018, a Caçamba do Bem conecta pessoas com o objetivo de dar uma segunda chance para materiais da construção civil que seriam descartados, entendendo que todo descarte de uns pode ser transformado em oportunidades para outros. Desde então, se dedica à transformação sustentável desses materiais, visando reduzir o impacto da construção civil nas cidades em benefício da sociedade e do meio ambiente.

Imagem da CEO da Caçamba do Bem, Marília Bender Almeida.
Elmat Trovão foi o mentor da startup (Foto: Reprodução/Pan News Curitiba)

Pitch Vale do Pinhão

O Pitch Vale do Pinhão 2025 é um evento de alcance nacional de startups, organizado pela Agência Curitiba que reconhece e certifica as startups mais inovadoras do país. Com o objetivo de reconhecer, premiar e conectar as empresas, investidores e mentores.

O processo inicial do Pitch Vale do Pinhão consistiu na análise das informações enviadas pelos participantes, resultando na escolha de 24 startups. Essas equipes avançaram para as próximas fases eliminatórias.

Nos dias 18 e 19 de junho, no Pinhão Hub, cada uma das startups selecionadas teve a oportunidade de fazer uma apresentação rápida (pitch) de até 3 minutos.

Dentre essas 24, as 12 startups com as melhores avaliações foram definidas como finalistas. A decisão final ocorrerá em 17 de julho, onde os finalistas farão uma nova apresentação, que poderá ser aprimorada com a ajuda de mentores. 

*Com supervisão de Guilherme Becker

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Ana Clara Carneiro

Estagiária de jornalismo

Ana Clara, estagiária e atualmente cursando o 7º período de jornalismo na PUCPR. Se dedica, em especial, a matérias sobre Filmes e Séries, com a ordem de franquias, Entretenimento, Cultura e agenda de shows, Astrologia, como fases da lua, por exemplo, e Esporte.

Ana Clara, estagiária e atualmente cursando o 7º período de jornalismo na PUCPR. Se dedica, em especial, a matérias sobre Filmes e Séries, com a ordem de franquias, Entretenimento, Cultura e agenda de shows, Astrologia, como fases da lua, por exemplo, e Esporte.