A Go Scope, câmera endoscópica portátil desenvolvida para levar o diagnóstico até o paciente, foi anunciada como uma das startups finalistas do Pitch Vale do Pinhão 2025, e o CEO, Vinicius Nickel, participou de uma entrevista durante o Pan News Curitiba nesta segunda-feira (07).

No dia 24 de junho, no Paiol Digital, o Pitch Vale do Pinhão anunciou as 12 startups finalistas do projeto.
Durante a entrevista no Pan News Curitiba, com Ana Vaz e João Salgado, o CEO Vinicius Nickel, explicou que a Go Scope foi desenvolvida após notar que pacientes em estados mais graves não conseguiam se dirigir até o local do exame de endoscopia.
“Pra gente conseguir tirar o paciente, mesmo aqueles que conseguiam sair do leito, a gente tinha que movimentar três, quatro pessoas do hospital. Já na área da otorrino, era mais tranquilo porque dava para movimentar o aparelho até a pessoa”, disse o CEO.
Atualmente, o equipamento é usado em sua maioria em hospitais da rede pública, e segundo Vinicius Nickel, isso tem acelerado o processo de quem aguarda para realizar o exame.
“Com a Go Scope, as pessoas têm o resultado do exame em dois minutos. No SUS, o equipamento está restrito aos hospitais de alta complexidade, e no particular, a gente tem clínicas especializadas que fazem esses exames. Muitas vezes, essas clínicas costumam fazer serviço terceirizado à rede pública também”, disse.
Conheça a Go Scope
A Go Scope foi fundada pelo Dr. Vinicius Nickel durante a residência médica em Otorrinolaringologia no Hospital Universitário Pedro Ernesto. Entusiasmado com as possibilidades diagnósticas dos equipamentos endoscópicos para os seios da face, ouvido e garganta, desenvolveu uma câmera endoscópica portátil para poder levar o exame até o paciente, possibilitando uma redução significativa no tempo até o diagnóstico de doenças graves como o câncer.

Pitch Vale do Pinhão
O Pitch Vale do Pinhão 2025 é um evento de alcance nacional de startups, organizado pela Agência Curitiba que reconhece e certifica as startups mais inovadoras do país. Com o objetivo de reconhecer, premiar e conectar as empresas, investidores e mentores.
O processo inicial do Pitch Vale do Pinhão consistiu na análise das informações enviadas pelos participantes, resultando na escolha de 24 startups. Essas equipes avançaram para as próximas fases eliminatórias.
Nos dias 18 e 19 de junho, no Pinhão Hub, cada uma das startups selecionadas teve a oportunidade de fazer uma apresentação rápida (pitch) de até 3 minutos.
Dentre essas 24, as 12 startups com as melhores avaliações foram definidas como finalistas. A decisão final ocorrerá em 17 de julho, onde os finalistas farão uma nova apresentação, que poderá ser aprimorada com a ajuda de mentores.
*Com supervisão de Guilherme Becker
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui