Curitiba - A Investeendo, empresa focada em transformar a educação financeira mais divertida para jovens, foi anunciada como uma das startups finalistas do Pitch Vale do Pinhão 2025, e o CEO, Sam Adam, participou de uma entrevista durante o Pan News Curitiba nesta quinta-feira (03). 

Imagem de Sam Adam, fundador da Investeendo.
A Investeendo foi mentorada por Ismael Duarte Pereira dos Santos (Foto: Reprodução/Pan News Curitiba)

No dia 24 de junho, no Paiol Digital, o Pitch Vale do Pinhão anunciou as 12 startups finalistas do projeto

Durante a entrevista no Pan News Curitiba, com Ana Vaz e João Salgado, o CEO da Investeendo explicou a importância da educação financeira para os jovens e a vantagem de ensiná-los de maneira divertida. 

“Os jovens são muitos aficionados por jogos. Então utilizamos do mesmo pensamento do game design para deixar os jogos tão atrativos, para fazer com que a educação também seja legal”, disse Sam Adam. 

Segundo o CEO da startup, a utilização da gamificação torna a aprendizagem mais interessante e motivador para os jovens. Sam Adam também explicou que o jogo não precisa de celular para ser aplicado.

“Nós entregamos para os alunos alguns cartões de crédito, feitos exclusivamente para o nosso jogo, e instalamos totens digitais na escola. Ele acessa a conta, faz tudo que precisa e o aprendizado acontece na vida”, explicou.

Além do jogo, Sam Adam afirmou que os alunos passam por uma avaliação, para analisar o que o aluno aprendeu, através de análise de discurso. 

Conheça a Investeendo

A Investeendo surgiu com o propósito de transformar a educação no Brasil. O professor Sam Adam, mestre em gamificação na Educação se uniu com as bancárias Vanessa Motta e Mariana Motta, que faziam palestras voluntárias em escolas públicas, e assim decidiram criar um sistema de ensino para educação financeira que fosse mais interessante para os alunos, prático e engajador. 

Como missão, a Investeendo promove educação financeira e empreende por meio de experiências gamificadas e inovadoras, empoderando jovens e organizações a desenvolverem habilidades essenciais para a vida e os negócios.

Imagem de várias pessoas no palco do evento do Pitch Vale do Pinhão.
O evento já atendeu mais de 200 startups e premiou 15 (Foto: Divulgação)

Pitch Vale do Pinhão

O Pitch Vale do Pinhão 2025 é um evento de alcance nacional de startups, organizado pela Agência Curitiba que reconhece e certifica as startups mais inovadoras do país. Com o objetivo de reconhecer, premiar e conectar as empresas, investidores e mentores.

O processo inicial do Pitch Vale do Pinhão consistiu na análise das informações enviadas pelos participantes, resultando na escolha de 24 startups. Essas equipes avançaram para as próximas fases eliminatórias.

Nos dias 18 e 19 de junho, no Pinhão Hub, cada uma das startups selecionadas teve a oportunidade de fazer uma apresentação rápida (pitch) de até 3 minutos.

Dentre essas 24, as 12 startups com as melhores avaliações foram definidas como finalistas. A decisão final ocorrerá em 17 de julho, onde os finalistas farão uma nova apresentação, que poderá ser aprimorada com a ajuda de mentores. 

*Com supervisão de Guilherme Becker

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Ana Clara Carneiro

Estagiária de jornalismo

Ana Clara, estagiária e atualmente cursando o 7º período de jornalismo na PUCPR. Se dedica, em especial, a matérias sobre Filmes e Séries, com a ordem de franquias, Entretenimento, Cultura e agenda de shows, Astrologia, como fases da lua, por exemplo, e Esporte.

Ana Clara, estagiária e atualmente cursando o 7º período de jornalismo na PUCPR. Se dedica, em especial, a matérias sobre Filmes e Séries, com a ordem de franquias, Entretenimento, Cultura e agenda de shows, Astrologia, como fases da lua, por exemplo, e Esporte.