Curitiba - A Icapiedu, startup responsável por identificar e combater o bullying nas escolas através de chatbot, foi anunciada como uma das startups finalistas do Pitch Vale do Pinhão 2025. O CEO Gustavo Henrique Soares Tedesco participou de uma entrevista durante o Pan News Curitiba no dia 30 de junho e explicou melhor a proposta da empresa.

No dia 24 de junho, no Paiol Digital, o Pitch Vale do Pinhão anunciou as 12 startups finalistas do projeto. Em entrevista para o Pan News Curitiba, com Ana Vaz e João Salgado, Gustavo explicou que a iniciativa para criar a startup surgiu a partir da identificação de que o bullying na infância é um dos principais causadores da evasão escolar e de problemas emocionais de crianças e adolescentes.
“Durante o chatbot na interação com os alunos, conseguimos separar e classificar por nível de severidade, então em casos de conflitos que não denominamos como bullying, até os casos urgentes como questões de automutilações, ideações suicidas e assédios sexuais”, explicou o CEO.
Segundo Gustavo, o chatbot consegue abordar 24 assuntos e 10 subculturas digitais. “Esse chatbot, através de 3 mil frases tóxicas que foi treinado, consegue conhecer esse tipo de comunicação violenta, que podemos usar para orientar as escolas”, relatou.
Conheça a Icapiedu
A Icapiedu surgiu em 2022 como uma edtech focada no combate ao bullying escolar, utilizando um chatbot educativo que identifica e previne situações de risco. Em 2023, venceu o InovaHC e firmou parceria com o Hospital das Clínicas de São Paulo para validação clínica. Em 2024, foi premiada pelo programa Anjo Inovador e Sebrae Despertar Empreendedor.
A startup une a capacitação da comunidade escolar, engaja estudantes e apoia gestores com tecnologia e conteúdos educativos, prevenindo a evasão escolar e fortalecendo a saúde mental nas escolas, visando transformar a cultura escolar com empatia, inovação e impacto social.

Pitch Vale do Pinhão
O Pitch Vale do Pinhão 2025 é um evento de alcance nacional de startups, organizado pela Agência Curitiba que reconhece e certifica as startups mais inovadoras do país. Com o objetivo de reconhecer, premiar e conectar as empresas, investidores e mentores.
O processo inicial do Pitch Vale do Pinhão consistiu na análise das informações enviadas pelos participantes, resultando na escolha de 24 startups. Essas equipes avançaram para as próximas fases eliminatórias.
Nos dias 18 e 19 de junho, no Pinhão Hub, cada uma das startups selecionadas teve a oportunidade de fazer uma apresentação rápida (pitch) de até 3 minutos.
Dentre essas 24, as 12 startups com as melhores avaliações foram definidas como finalistas. A decisão final ocorrerá em 17 de julho, onde os finalistas farão uma nova apresentação, que poderá ser aprimorada com a ajuda de mentores.
*Com supervisão de Guilherme Becker
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui