Curitiba - A IonycLeaf, startup que trabalha com o desenvolvimento de materiais para baterias, foi anunciada como uma das startups finalistas do Pitch Vale do Pinhão 2025, e o CEO Rodrigo de Lima Fagundes participou de uma entrevista durante o Pan News Curitiba nesta segunda-feira (14).

Imagem do CEO da IonycLeaf, Rodrigo de Lima Fagundes.
A IonycLeaf foi fundada em Araucária (Foto: Reprodução/Pan News Curitiba)

No dia 24 de junho, no Paiol Digital, o Pitch Vale do Pinhão anunciou as 12 startups finalistas do projeto. Em entrevista para o Pan News Curitiba, com Ana Vaz e João Salgado, o CEO Rodrigo de Lima Fagundes explicou como funciona a startup que elimina o uso de materiais críticos como cobalto e níquel e promove a inovação em baterias de alta densidade energética e recicláveis.

“Nós pegamos a base do conhecimento de baterias de lítio e aprimoramos, utilizando materiais que trazem benefícios para maior armazenamento de energia, tempo de recarga mais rápido e sustentável”, disse o CEO.

Segundo o CEO, é a primeira vez que a startup participa do ecossistema de Curitiba. Para as empresas, ecossistemas é uma rede que conecta os membros e os recursos para apoiar os desenvolvimentos de outras iniciativas. 

“Estivemos sempre muito ligados com o ecossistema de Santa Catarina, mas recentemente nós nos aproximamos daqui. Curitiba é um grande polo de eletroquímica e baterias, então faz muito sentido para nós estarmos aqui”, afirmou Rodrigo de Lima Fagundes.

Conheça a IonycLeaf

A IonycLeaf é uma startup brasileira fundada oficialmente em 2023, com desenvolvimento tecnológico iniciado em 2017. Especializada em baterias de lítio de nova geração, com alto desempenho, foco sustentável e tecnologia proprietária de baterias de silício-enxofre.

Segundo Fagundes, a IonycLeaf não utiliza materiais como cobalto e níquel, tornando a bateria mais barata. 

Imagem do CEO da IonycLeaf, Rodrigo de Lima Fagundes.
Ricardo Fernandes da Silva foi a mentor da startup (Foto: Reprodução/Pan News Curitiba)

Pitch Vale do Pinhão

O Pitch Vale do Pinhão 2025 é um evento de alcance nacional de startups, organizado pela Agência Curitiba que reconhece e certifica as startups mais inovadoras do país. Com o objetivo de reconhecer, premiar e conectar as empresas, investidores e mentores.

O processo inicial do Pitch Vale do Pinhão consistiu na análise das informações enviadas pelos participantes, resultando na escolha de 24 startups. Essas equipes avançaram para as próximas fases eliminatórias.

Nos dias 18 e 19 de junho, no Pinhão Hub, cada uma das startups selecionadas teve a oportunidade de fazer uma apresentação rápida (pitch) de até 3 minutos.

Dentre essas 24, as 12 startups com as melhores avaliações foram definidas como finalistas. A decisão final ocorrerá em 17 de julho, onde os finalistas farão uma nova apresentação, que poderá ser aprimorada com a ajuda de mentores. 

*Com supervisão de Guilherme Becker

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Ana Clara Carneiro

Estagiária de jornalismo

Ana Clara, estagiária e atualmente cursando o 7º período de jornalismo na PUCPR. Se dedica, em especial, a matérias sobre Filmes e Séries, com a ordem de franquias, Entretenimento, Cultura e agenda de shows, Astrologia, como fases da lua, por exemplo, e Esporte.

Ana Clara, estagiária e atualmente cursando o 7º período de jornalismo na PUCPR. Se dedica, em especial, a matérias sobre Filmes e Séries, com a ordem de franquias, Entretenimento, Cultura e agenda de shows, Astrologia, como fases da lua, por exemplo, e Esporte.