Será que realmente vale a pena investir no Paraguai? A Expo Paraguay Brasil 2025, que será realizada de 8 a 10 de setembro em Ciudad del Este, reforça o papel do país vizinho como destino estratégico para empresários brasileiros.

Mais do que palestras e rodadas de negócios, o evento dá espaço a histórias reais de empreendedores que já expandiram suas operações.
Entre elas está a de Fernanda Faret Oliveira de Andrade, 32 anos, diretora executiva do Grupo Reciclex, empresa referência em soluções ambientais.
“O Paraguai é um país rico em oportunidades que valem a pena ser exploradas de forma bem feita”, afirma a executiva.
Grupo Reciclex expande tecnologia ambiental ao investir no Paraguai
A Reciclex nasceu no Brasil para atender uma necessidade urgente: o tratamento do resíduo orgânico, que representa mais de 50% dos resíduos sólidos urbanos.
“O Grupo Reciclex surgiu sob a oportunidade de fornecer soluções ambientais integradas para os nossos clientes a partir de uma dificuldade em comum entre os grandes geradores e governos: o resíduo orgânico”, explicou Fernanda.
Hoje, a empresa é referência internacional em compostagem tecnológica acelerada, 100% natural e sem aditivos químicos, além de atuar com gerenciamento de resíduos sólidos, líquidos e gasosos.
A operação está consolidada em quase todos os estados do Brasil e já avança para a América Latina.
Por que investir no Paraguai?
Fernanda explica que a expansão para o país vizinho aconteceu de maneira natural: “Nossos serviços foram notados na região, e recebemos um convite estratégico para ampliarmos a nossa atuação em alguns nichos específicos.”
Segundo a diretora, as vantagens para investir no Paraguai são claras:
- Facilidade de comunicação com parceiros e clientes;
- Geolocalização estratégica na tríplice fronteira;
- Atrativos comerciais que reduzem custos e favorecem a expansão.
Esses fatores somam-se a incentivos fiscais, energia barata e câmbio estável, pontos que a Expo Paraguay Brasil reforça como diferenciais para investidores estrangeiros.
Conexão com o Brasil segue forte
Mesmo com a expansão internacional, a Reciclex mantém laços sólidos no Brasil.
“O Grupo Reciclex é consolidado de norte ao sul do Brasil, através dos nossos serviços que englobam projetos envolvendo descarbonização e transição energética. Um dos projetos de sucesso fica em Silves/AM, a 350 km de Manaus, chancelando a expressividade geográfica da nossa atuação.”
Fernanda lembra que o setor ambiental é global e que a ida para o Paraguai representa apenas um passo dentro de uma estratégia mais ampla.
“Quando falamos em serviços ambientais, falamos em oportunidades internacionais, por se tratar de uma necessidade global. Portanto, a ida para outros países faz parte da expansão estratégica do grupo, sem perder as raízes.”
Recado para outros empresários que querem investir no Paraguai
Com a experiência de quem levou sua empresa para fora do país, Fernanda deixa uma mensagem direta aos empreendedores brasileiros:
“Planejamento e organização são pilares fundamentais em qualquer negócio, principalmente fora da sua terra natal. O Paraguai é um país rico em oportunidades que valem a pena serem exploradas de forma bem feita.”
A história da Reciclex ilustra o que a Expo Paraguay Brasil busca mostrar em sua 16ª edição: que investir no Paraguai pode ser um caminho sólido para expansão empresarial.
Com expectativa de movimentar US$ 240 milhões e reunir mais de 3.000 participantes, o evento em Ciudad del Este deve reforçar a imagem do país como hub industrial e comercial.
Serviço – informações sobre o evento
- Data: 8, 9 e 10 de setembro
- Local: Hotel Nobile – Ciudad del Este
- Organização: Câmara de Comércio Paraguai-Brasil
- Inscrição: gratuita – clique aqui e se inscreva
- Inscrição para rodada de negócios: clique aqui e confira
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!