Quem é Nelson Teich, o novo ministro da Saúde?
O médico oncologista Nelson Teich é o novo ministro da Saúde. Ele assume o cargo depois da demissão do médico Luiz Henrique Mandetta (DEM), na tarde desta quinta-feira (16). Teich se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) hoje de manhã, quando, segundo interlocutores do presidente, causou boa impressão.
Nelson Teich foi consultor da área de saúde na campanha de Jair Bolsonaro, em 2018, e é fundador do Instituto COI, que realiza pesquisas sobre câncer. O novo ministro teve o apoio da classe médica e contou a seu favor a boa relação com empresários do setor da saúde. O argumento pró-Teich no Ministério da Saúde é o de que ele trará dados para destravar debates “politizados” sobre o novo coronavírus (covid-19).
Nelson Teich critica discussão polarizada
Em artigo publicado no dia 3 de abril em sua página no LinkedIn, Nelson Teich critica a discussão polarizada entre a saúde e a economia.
“Esse tipo de problema é desastroso porque trata estratégias complementares e sinérgicas como se fossem antagônicas. A situação foi conduzida de uma forma inadequada, como se tivéssemos que fazer escolhas entre pessoas e dinheiro, entre pacientes e empresas, entre o bem e o mal”, afirma ele no texto.
Mandetta e Teich
Sem citar o nome do novo ministro da Saúde, que havia se reunido mais cedo com Bolsonaro, Mandetta afirmou hoje que o então candidato à sua vaga é bom pesquisador, mas não conhece o SUS.
Mandetta disse que a sua equipe poderia ajudar na transição e até mesmo compor a próxima gestão da pasta. “Ajuda ai, Denizar, fica um tempo aí, se a pessoa te pedir. Cada um ajude com o que puder ajudar”, disse Mandetta, dirigindo-se ao atual secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Denizar Vianna.
Vianna e Teich foram sócios no Midi Instituto de Educação e Pesquisa, empresa fechada em fevereiro de 2019.