Prazo para colher soja termina neste sábado (15), no Paraná
A Secretaria estadual da Agricultura e do Abastecimento informa o fim do prazo para a colheita ou dessecação da soja no Paraná, neste sábado (15). O alerta é para preparar as áreas de cultivo para o vazio sanitário, período no qual é proibido semear ou manter plantas vivas de soja no campo.
O vazio sanitário visa reduzir o fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da ferrugem asiática, considerada a principal doença da soja. A medida busca evitar a possibilidade de ocorrência da doença durante a safra.
No Estado, o vazio sanitário acontece no período de 10 de junho a 10 de setembro. O dia 9 de junho é o prazo final para a eliminação de plantas vivas nas propriedades rurais.
As determinações e prazos estão previstos na Portaria 342/2019 da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), e seu cumprimento é obrigatório. Os produtores rurais que não cumprirem as recomendações estão sujeitos à aplicação de multas e até interdição da propriedade, se o caso foi mais grave.
Além do vazio sanitário, as estratégias de manejo da doença incluem a utilização de cultivares precoces e a semeadura no início da época recomendada, para que o fungo não ataque plantas muito jovens e a doença se desenvolva com mais severidade; o uso de cultivares com genes de resistência e de fungicidas.