Minuto do Riva: festas e feriados fizeram casos de Covid aumentar!
A pandemia de Covid-19 ainda está sob controle no Paraná e no Brasil, muito, claro, devido à vacinação. No pais, já são mais de 160 milhões de brasileiros totalmente vacinados, aqui no estado, esse número passa dos 81% da população. Porém as aglomerações cobram com aumento dos casos da doença.
Vejamos Curitiba: no começo do ano, chegamos mais de 17 mil casos ativos na cidade, reflexo dos festejos de fim-de-ano; em 8 de abril, tínhamos 425 pessoas contaminadas, ao mesmo tempo, e com possibilidade de transmissão. Na última sexta-feira, dia 22/04, os dados apontavam 702 contaminações no município. A causa? Aglomeração na Páscoa. Ainda temos o Carnaval fora de época e o feriado de Tiradentes, que devem acelerar infecções.
O que chama a atenção é que as mortes continuam em declínio e a maior parte dos exames positivados é de casos levíssimos, resultado de uma vacinação maciça; o brasileiro tem a cultura da imunização, por mais que os negacionistas e antivax cresçam em porcentual de habitantes.
O detalhe está na Covid longa, que são os efeitos colaterais a médio e longo prazo. Tivemos 2 milhões e 424 mil infectados por aqui, ou seja, se esses efeitos atingem até 10% dos doentes, teremos, num futuro próximo, mais de 200 mil paranaenses que devem buscar atendimentos neurológicos, cardiológicos e psiquiátricos, as partes da saúde global mais afetadas. O vírus matou quase 43 mil paranaenses.
Portanto, o sistema de saúde precisa se preparar para tal demanda.
Nós, como comunidade, temos que continuar a nos vacinar – a imunização deu, dá e dará resultado. Juntos, temos que manter a etiqueta e higiene respiratória: use álcool em gel, distanciamento e, quando quiser, vá de máscara.
Era isso!
Sorte e paz!
Me siga nas redes sociais: @rivarivaroli
#covid #covid-19 #casos #doença #vacina #riva #rivaroli