Veja o que fazer se encontrar animais silvestres
O crescimento das cidades e as mudanças climáticas têm feito com que o aparecimento de animais silvestres nos centros urbanos seja cada vez mais comum. Por ser ilegal manter ou cuidar de espécies selvagens sem a licença dos órgãos responsáveis, é importante saber o que fazer quando a natureza resolve surpreender os moradores das grandes cidades.
Essa é uma dúvida muito comum e que pode ser determinante na hora de salvar a vida de animais silvestres ou evitar que pessoas fiquem em risco. O primeiro passo é saber com quem entrar em contato e conseguir avaliar a situação para casos em que o animal precisa de cuidados específicos.
Como avaliar se um animal silvestre precisa de assistência
Em alguns casos, como quando aparecem capivaras em áreas próximas a parques ecológicos, não é necessário fazer nada. O animal, que vive na região, consegue sobreviver, ir em busca de alimentos e até voltar para seu local de origem. Em outros, no entanto, é preciso tomar atitudes.
Você deverá prestar assistência quando animais silvestres aparecerem em uma cidade grande e parecer machucado. Caso ele fique parado e não responda a estímulos, por exemplo, também é necessário entrar em contato com a Polícia Ambiental.
Dependendo da espécie, é importante verificar se o animal parece desidratado ou se for um filhote aparentemente abandonado e sem os pais por perto. Animais muito pequenos podem não sobreviver se não receberem auxílio em tempo curto.
Recomendação é de não tocar nos animais
Em geral, é orientado que não se manuseiem animais silvestres. Entretanto, caso ele não apresente riscos e estiver em estado crítico, talvez você seja instruído a realizar algumas ações de segurança e prevenção.
Para isso, é importante utilizar equipamentos de proteção e luvas. Importante lembrar que, além de mordidas e ataques, é possível contrair doenças por meio do toque e da respiração.
Crianças também devem ser orientadas a nunca tocar ou brincar com um animal selvagem, pois eles podem se estressar e acabar machucando alguém. Isso também dificulta a adaptação da espécie em seu habitat natural.
Água e alimentos também estão vetados, exceto pelo beija-flor, que deve ser alimentado com néctar próprio a cada meia hora para não desidratar e morrer.
O importante é saber que, se encontrar animais silvestres, é preciso entrar em contato com a Polícia Ambiental ou com o Corpo de Bombeiros da sua região.