Aposentadoria por idade: como funciona
A aposentadoria por idade no Brasil exige que os homens tenham 65 anos e as mulheres 60, pelo menos. Mas esse não é o único fator que autoriza o término das atividades trabalhistas. Para conseguir o benefício, é necessário que tenha havido contribuição de pelo menos 15 anos para a Previdência Social.
O valor recebido depende do tempo que foi contribuído. O mínimo, atualmente, é de 85% da aposentadoria integral. A cada ano de contribuição (além dos necessários), mais 1% é acrescido na conta.
Por conta disso, só é possível conseguir 100% da aposentadoria trabalhadores que contribuíram com a Previdência Social durante 30 anos. Acima disso, não faz mais diferença no valor, já que a aposentadoria integral não permite receber mais.
Receber 100% da aposentadoria integral, no entanto, não significa que o beneficiado receberá o valor total do seu último salário, e sim o valor que resultou da média aritmética dos maiores salários corrigidos pela inflação, de julho de 1994. São descontados 20% dos menores salários.
Exceções
Existem algumas exceções para a regra da idade mínima. Trabalhadores rurais e servidores públicos podem pedir o benefícios aos 55 anos, quando mulheres, e aos 60 anos, quando homens. Devem ter 15 de comprovação de atividade no campo, e 30 e 35 no serviço público.