Cidade do Leste, no Paraguai, confirma primeiro óbito pela variante delta
Cidade do Leste, município do Paraguai que faz fronteira com o Brasil, registrou o primeiro óbito pela variante delta, do novo coronavírus. Era um homem de 40 anos que não tinha sido vacinado contra a Covid-19, pegou o vírus, teve o quadro agravado e morreu.
Conforme a repórter Camila Rorato, da RIC Record TV Oeste, o Paraguai já tem 83 casos confirmados da variante delta. 49 deles foram detectados no mês de agosto. E os números já preocupam do lado de cá da fronteira. Foz do Iguaçu, município lindeiro com Cidade do Leste, ainda não tem casos da delta, mas está em alerta.
A secretária de saúde da cidade, Rosa Jerônymo, disse que a delta é a variante mais transmissível até o momento, mas não a mais letal. E que a forma mais eficiente de fazer o controle da transmissão é a vacinação conta a Covid-10.
“Alcançamos 100% da nossa população adulta estimada com primeira dose. E já estamos com 45% da população adulta totalmente imunizada”,
disse a secretária.
Conforme Rosa, Foz do Iguaçu ainda quer antecipar a segunda dose, o que já é permitido porque o Ministério da Saúde já editou uma portaria neste sentido.
“Mandamos um ofício ao governo do estado, solicitando que as doses para antecipação sejam encaminhadas”,
informou Rosa.
A prefeitura de Foz do Iguaçu está preocupada com a disseminação da delta também porque, justo agora, o comércio está dando bons sinais de retomada.