Coronavírus em Curitiba: ligue para o SAMU, não procure uma unidade de saúde
Para evitar desespero, o prefeito Rafael Greca anunciou que as pessoas que se sentirem mal e suspeitarem ser o novo coronavírus não devem procurar as unidades de saúde, mas sim fazer contato imediato com o 192, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). “Vocês não estão sós”, disse.
Segundo o prefeito, os anúncios recentes disseminaram pânico e medo, mas que é importante manter a calma. “As pessoas que foram diagnosticadas passam bem. Se acontecer um crescimento progressivo da doença, nós estamos preparados para isso”, garantiu Rafael Greca.
A prefeitura vai continuar atendendo as pessoas pelo 192, mas a recomendação é para que quem estiver doente fique em casa. “Em casa, pelo telefone, solicitem a coleta dos exames. As equipes irão até as pessoas, a partir dos Distritos Sanitários. É melhor não ir às UPAs ou Unidades de Saúde para não espalhar a doença”, alertou o prefeito.
A nova orientação indica que as equipes da prefeitura foram treinadas, tanto nos hospitais públicos, quanto em hospitais da rede privada. “Temos 324 leitos de UTI e a boa notícia é que temos 30 novos leitos de UTI e 57 de retaguarda reservados para o caso de serem necessários a pacientes acomeditos pelo novo vírus. Mas vemos com serenidade essa engenharia contra o pânico”. Veja o vídeo completo postado pelo prefeito:
#CuritibaContraCoronavírusVenho pedir tranquilidade em relação ao intenso noticiário sobre a confirmação dos cinco primeiros casos do novo coronavírus em Curitiba. Nossa Prefeitura, o Governo do Paraná e o Ministério da Saúde estão preparando todas as condições para que a atual perspectiva seja superada. Peço o apoio da população no sentido de não divulgar Fake News e também adotando medidas de prevenção, como lavar as mãos com água e sabonete líquido com frequência e utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento. Todas as informações estão disponíveis no site www.saude.curitiba.pr.gov.br. No #CuritibaApp há o aplicativo do Ministério da Saúde sobre como combater Coronavírus. Dúvidas sobre sintomas e onde buscar ajuda podem ser esclarecidas pelo telefone do Samu, o 192. E depois do meio dia desta sexta 13 numa bancada especial do 156. Vamos superar esse problema com a serenidade que a boa Saúde exige. Vocês não estão sós.
Publicado por Rafael Greca em Quinta-feira, 12 de março de 2020
Ainda conforme o prefeito, ainda não há nenhuma orientação para que as aulas sejam suspensas. Também não há contraindicação para atividades de grupo, como missas, por exemplo, ao ar livre. “A informaçaõ é o primeiro passo para derrotar o vírus, o pânico não vai ajudar em nada. Saúde é tranquilidade e com a graça de Deus Curitiba há de ser maior do que as dificuldades”.
A iniciativa da prefeitura deve criar um protocolo de procedimento e pacotes de medidas para contenção do vírus. O prefeito ainda agiliza eventuais despesas de emergência. “Mandei preparar um decreto anunciando medidas de emergência, para compras e contratações, na área de saúde para que nada falte ao povo”, garantiu.
Nesta quinta-feira (12), Curitiba confirmou os cinco primeiros casos do novo coronavírus. Entre estes casos estão pai e filha, que voltaram de uma viagem pela Europa. Outro caso é de pai e filho que estiveram num evento esportivo em Milão, na Itália. Junto com os cinco casos confirmados está um frei católico. Todas as ocorrências são importadas, mas segundo o prefeito, as cinco pessoas não apresentam sintomas graves. Eles devem receber alta em até 15 dias.
O que fazer se achar que estou infectado?
– Ligar para o 192 ou outros números indicados pela Secretaria municipal da Saúde de Curitiba;
– Caso os atendentes informem a necessidade de um atendimento médico, o paciente com suspeita do novo coronavírus deve se dirigir até uma Unidades de Saúde ou até uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
– Somente após o atendimento na Unidade de Saúde e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é que os médicos decidirão pela necessidade de encaminhamento a um hospital ou não.
Telefones úteis
Além do 192 e do 156, que servem para Curitiba, outros três números atendem todo o Paraná: