Dois cachorros testam positivo para coronavírus em Curitiba
De acordo com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), dois cachorros testaram positivo para coronavírus em Curitiba. A informação foi confirmada por um grupo da universidade que coordenada um projeto de testagens em animais em seis capitais do Barail nesta segunda-feira (23).
Conforme Alexander Biondo, coordenador da pesquisa, apesar do resultado apontado pelo estudo nada indica que os animais desenvolvem a covid-19 ou transmitam covid-19 a humanos.
“Os animais podem se infectar pelo vírus Sars-Cov-2 mas isso não se equivale a dizer que eles têm a doença ou são transmissores”, afirmou Biondo.
Cachorros testam positivo para coronavírus em Curitiba; casos de cães confirmados pelo projeto são os primeiros no Brasil
Ainda segundo a UFPR, os casos de cachorros que testaram positivo para coronavírus são os primeiros confirmados em cães pelo projeto, que é exclusivo no Brasil nas cidades de:
- Curitiba (PR)
- Belo Horizonte (MG)
- Campo Grande (MS)
- Recife (PE)
- São Paulo (SP)
- Cuiabá (MT) – onde um gato foi confirmado com a doença com a ajuda do projeto.
Cachorros confirmados com coronavírus
O primeiro cão confirmado com covid-19 foi um macho adulto da raça Bulldog Francês cujo tutor testou positivo para SARS-CoV-2 no RT-PCR.
De acordo com a vítima, ele percebeu uma secreção nasal no cão, que em um primeiro teste apresentou uma quantidade pequena de vírus no organismo. Poucos dias depois ambos tiveram resultado negativo para o vírus no corpo.
Já o segundo caso foi de um cachorro macho adulto sem raça definida, que a tutora positivou para coronavírus. Conforme ela, dos seus quatro cães apenas um apresentou espirros e testou positivo para a covid-19.