Perto de colapso, secretaria anuncia suspensão das cirurgias eletivas em todo Paraná
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) publicou uma resolução nesta quinta-feira (26) suspendendo as cirurgias eletivas em todo Paraná a partir do dia 1° de dezembro. De acordo com o secretário Beto Preto, que assina o documento, a decisão foi tomada diante do possível colapso que o sistema de saúde se aproxima devido ao aumento de casos do novo coronavírus.
Ainda de acordo com Beto Preto, a expectativa era que com a chegada do calor, o número de casos da Covid-19 reduzisse. Entretanto, o mês de novembro marcou uma retomada no crescimento dos casos e recordes foram batidos.
Seguindo o planejamento da Sesa, alguns leitos de UTI, exclusivas para Covid-19, já estavam sendo desativados, porém, com o agravamento do cenário as medidas foram suspensas e agora a concentração está em liberar leitos para novos pacientes.
Cirurgias eletivas suspensas
Conforme os número apresentados no boletim diário, vinculado ao Ministério da Saúde, a Sesa decidiu suspender as cirurgias eletivas no Paraná.
“Suspender temporariamente a realização de procedimentos cirúrgicos eletivos hospitalares, em âmbito público e privado, em face do surto expressivo de casos confirmados de COVID-19, bem como do elevado nível de ocupação dos leitos de UTI e enfermaria, no estado do Paraná”, descreve a resolução.
Entretanto, algumas exceções serão mantidas, como por exemplo os procedimentos de cardiologia, oncologia e nefrologia. Também não se aplica a resolução em exames considerados em caráter de urgência ou procedimentos a serem realizados em âmbito ambulatorial.
A resolução entra em vigor no dia 1° de dezembro e tem validade de 30 dias.