Vacinação Curitiba: confira quem foram os oito primeiros vacinados no Paraná

por Guilherme Becker
com informações da Agência de Notícias do Paraná
Publicado em 19 jan 2021, às 07h55. Atualizado às 08h18.

A tão esperada vacina contra a Covid-19 chegou ao Paraná. Por volta das 18h53, desta segunda-feira (18), o avião com as primeiras doses do imunizante desembarcou no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais. Para celebrar a chegada das doses de esperança, oito funcionários do Hospital do Trabalhador, em Curitiba, foram vacinados já nesta noite.

Ainda nesta segunda-feira (18), outros voos carregados com doses da vacina chegaram ao Paraná. Toda a carga de vacinas, com 265.600 doses do imunizante CoronaVac, foi encaminhada ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e nesta terça-feira (19) serão distribuídas para todas as regionais de saúde do Estado. A vacinação oficial terá início às 10h, desta quarta-feira (20).

Primeiros vacinados Paraná

Os primeiros vacinados no Paraná foram oito profissionais do Hospital do Trabalhador que atuam na linha de frente desde o início da pandemia. Todos os escolhidos estiveram atuando em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) ou Pronto Socorro ou com pacientes em enfermarias.

Confira quem são os oito profissionais que já receberam a primeira dose da vacina:

  • Lucimar Josiane de Oliveira, enfermeira, 44 anos;
  • Denise Elaine Dias Brito, técnica de enfermagem, de 38 anos;
  • Diego Schuster Paes, médico clínico, de 30 anos;
  • Patrícia Moreira, técnica de enfermagem, de 33 anos;
  • Neura Cordeiro Barbosa, encarregada de higienização no hospital, de 46 anos;
  • Suellen Souza Meduna, fonoaudióloga, de 38 anos;
  • Larissa Mello Dias, fisioterapeuta, de 34 anos;
  • Caroline Louise Benvenutti Hoffmann, nutricionista, de 33 anos.
(Foto: RODRIGO FELIX LEAL/ AEN)

Entre os oito, a primeira vacinada foi a enfermeira Lucimar Josiane de Oliveira. “Estou lisonjeada por ser a primeira a tomar a vacina no Paraná, uma mulher negra e mãe de dois filhos”, afirmou Lucimar. “Foram tempos difíceis, com um pouco de medo e ansiedade do que viria no futuro. Mas hoje me sinto bem, feliz, esperançosa com a vacina e muito orgulhosa com o trabalho que o HT vem fazendo junto aos pacientes e o apoio aos funcionários”, contou a enfermeira.

O governador Ratinho Junior celebrou o momento histórico.

“É um dia histórico para o Paraná e para o Brasil. Depois de tanto desencontro, temos agora um encontro com a ciência, com a medicina e um encontro com a esperança de retomar a vida novamente”, disse.