Deputado federal Valdir Rossoni anuncia que vai deixar a política: "Não serei mais candidato a nada"
O deputado federal Valdir Luiz Rossoni (PSDB-PR), ex-presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, comunicou em uma rede social neste domingo (17) que vai encerrar sua carreira política em 2022. “Não serei mais candidato a nada”, escreveu o deputado. Na publicação, Rossoni não informou o motivo da decisão e disse apenas que gostaria de “cultivar as boas amizades”.
O RIC Mais entrou em contato com o deputado e com a assessoria de imprensa do político, que afirmou que, neste momento, não irá repassar mais informações ou justificativas para a decisão, e nem mesmo emitir nota sobre o assunto.
Valdir Rossoni
Valdir Luiz Rossoni nasceu em Empoçado, no distrito de Palmas, no Centro-Sul do Paraná, em 23 de novembro de 1952. Rossoni é formado em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e ocupou seu primeiro cargo político em 1978 como Secretário de Administração da Prefeitura de Bituruna. Em 1983, ele foi eleito prefeito pela primeira vez, na mesma cidade. De 1991 a 2015, Rossoni ocupou o cargo de deputado estadual do Paraná por seis vezes consecutivas. De 2011 a 2014, o deputado foi presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
Em 2014, Rossoni foi eleito deputado federal, mas optou por assumir o cargo como Chefe da Casa Civil no governo Beto Richa entre 2016 e 2018. Após as denúncias de corrupção envolvendo o ex-governador, Valdir Rossoni virou réu por improbidade administrativa na Operação Quadro Negro, investigado por receber propina de sete licitações realizadas em Bitiruna. O político chegou inclusive a ter os bens bloqueados. Ele negou os crimes. Ainda, Rossoni tentou se reeleger como deputado federal em 2018, mas diante das denúncias, não conseguiu alcançar a cadeira.
Valdir Rossoni assumiu como deputado federal em abril deste ano, após o falecimento do então deputado José Carlos Schiavinato (PP), vítima de Covid-19. Rossoni está no cargo atualmente.