Sem grana para o cursinho? Pré-vestibular Comunitário oferece aulas gratuitas

por Giselle Ulbrich
com informações da UFPR
Publicado em 30 abr 2021, às 19h03. Atualizado às 19h07.

Com o Vestibular 2020/2021 da Universidade Federal do Paraná (UFPRremarcado para 18 de julho, a equipe do Pré-Vestibular Comunitário (Prevec) da UFPR manteve as aulas do preparatório, realizadas on-line desde o ano passado. Gratuitas, as revisões agora têm cronograma até julho no formato de curso intensivo, com aulas à noite. O Prevec é um projeto do Setor Palotina da UFPR que reúne professores com mestrado e doutorado nas suas áreas de conhecimento, entre outras formas de apoio a estudantes.

As aulas ocorrem de segunda a quinta-feira, das 19h30 às 21 horas, pelo Google Meet. A transmissão tem tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Leia também: Vestibular 2020/2021 da UFPR será em junho com fase única

Em maio, junho e julho o cursinho ofertará revisão de redação (interdisciplinar) às segundas; de português às terças; de física às quartas; e de sociologia às quintas. “Temos aulas de todas as matérias que caem no vestibular, além de aulas interdisciplinares de redação e correção de redação”, explica a professora Mara Fernanda Parisoto, do Curso de Licenciatura, área de Física, do Setor Palotina.

Não é necessário inscrição para assistir. O link é divulgado todos os dias na página do cursinho no Facebook. As aulas gravadas também ficam disponíveis no canal do Prevec no Youtube.

Extras

Além de preparar para o vestibular, o Prevec oferece outros serviços, como o de orientação vocacional, realizada por psicólogos.

Outro atrativo são as atividades culturais: o Clube do Livro, o CinePrevec e o Show de Talentos. As semanas temáticas atualmente estão previstas para ocorrer de 26 a 30 de abril; e de 21 a 25 de junho. Uma Festa de São João está marcada para 16 de julho.

Sobre o Prevec

Criado em 2016, o Prevec é um projeto de extensão que surgiu de uma demanda de estudantes do ensino médio da rede pública por apoio extra para o vestibular. A estimativa é de que cerca de 600 alunos já tenham acompanhado as aulas.

Normalmente as aulas são ministradas no Setor Palotina por professores da UFPR, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e de escolas públicas. Devido à pandemia de covid-19, porém, as aulas têm sido realizadas na modalidade remota.