Encceja: descubra o que é e como funciona a prova e o certificado

por Redação RIC.com.br
feito em parceria com Carolinne Moraes
Publicado em 7 fev 2020, às 00h00. Atualizado em: 20 ago 2020 às 02h31.

O Encceja viabiliza a certificação de jovens, adultos e idosos que não tiveram a oportunidade de concluir o ensino fundamental ou médio na idade adequada. A prova é realizada anualmente e a aprovação garante novas oportunidades. Saiba mais sobre assunto!

O que é o Encceja?

Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é uma medida do Governo Federal criada como oportunidade de conclusão dos ensinos fundamental e médio.

O exame, criado em 2002, é destinado especialmente a jovens adultos e idosos que não conseguiram concluir os estudos na idade adequada. A medida visa aumentar assim a qualidade de vida e criar novas oportunidades para quem conquistar seu certificado

encceja

Quem pode participar?

O exame Encceja é voluntário e pode ser feito por residentes do Brasil e do exterior que não concluíram os estudos na idade apropriada. Detentos também conseguem realizar as provas se quiserem ter o nível de escolaridade aumentado ou terminar os estudos.

De acordo com o último edital do Encceja, podem participar do exame pessoas com no mínimo 15 anos, para a prova do ensino fundamental, e 18 anos, para a prova do ensino médio.

Como é a prova do Encceja?

As duas provas do Encceja são compostas por 30 questões de cada eixo de aprendizado e uma redação. Para contribuir com a aprovação, o Inep disponibiliza gratuitamente apostilas para estudantes e professores. Também é possível encontrar material da grade curricular na internet.

As provas do Encceja são estruturadas por áreas de conhecimento, da seguinte maneira:

Ensino fundamental

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • Historia e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Ensino médio

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Importante lembrar que são necessários, pelo menos, 100 pontos em cada área do conhecimento. A redação deve receber a nota mínima de 5 para que o estudante seja certificado

Aqueles que não conseguirem a nota mínima em todas as provas podem adquirir uma Declaração Parcial de Proficiência. Quem não for aprovado, também consegue se inscrever novamente na próxima prova, caso deseje.

O resultado da prova Encceja pode ser consultado na página oficial do exame por meio de CPF e senha (deve ser a mesma cadastrada no momento da inscrição). Para mais informações sobre o Encceja, acesse o site do Inep.

Por que realizar a prova?

Aumentar o nível de escolaridade contribui para que o estudante se coloque no mercado de trabalho. Além de possibilitar a disputa por vagas, a aprovação no Encceja ainda facilita o acesso a cursos técnicos e profissionalizantes.

Assim, o estudante tem maior perspectiva de vida. O Encceja funciona dessa forma como uma porta de entrada para mais oportunidades para quem não concluiu os estudos nas idades indicadas.

Como funciona o certificado do Encceja?

A data das provas é divulgada por meio de edital do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e não segue um calendário regular. Isto é, a cada ano a prova do Encceja acontece em uma data diferente.

Para pegar o certificado do Encceja, os aprovados devem procurar a Secretaria de Educação da sua cidade ou instituições de ensino conveniadas ao Inep. Detentos terão acesso a certificação através de seus responsáveis pedagógicos. Já para brasileiros que moram no exterior, o certificado é enviado pelo Ministério das Relações Exteriores às embaixadas e consulados do Brasil.

Encceja 2020

As informações sobre a inscrição para o Encceja 2020 ainda não foram divulgadas. Neste ano, o Inep mudou o cronograma da prova, por causa da paralização causada pela pandemia do coronovírus. Para o Encceja 2019, a inscrição ocorreu no mês de maio e as provas foram realizadas em agosto em todo o Brasil.

De acordo com o presidente do Inep, Alexandre Lopes, a prova do Encceja 2020 está prevista para dezembro. Assim, os candidatos podem realizar também o Enem.

Lembramos que a participação no Encceja é voluntária, logo,  não é preciso se preocupar com nenhuma taxa de inscrição.

Como fazer a inscrição do Encceja?

Somente pessoas com registro no Cadastro de Pessoas Físicas podem realizar a inscrição do Encceja, ou seja, com CPF emitido pela Receita Federal. As inscrições devem ser feitas pela internet durante o período de inscrição estipulado pelo Ministério da Educação (MEC). Quem não tem acesso à rede pode informar seus dados na Secretaria Estadual de Educação de onde mora para que possa se inscrever. 

Vai se inscrever no Encceja? Confira abaixo um passo a passo:

  • Primeiramente, acesse a página de inscrição do Encceja e clique em “Fazer a inscrição”;
  • Informe seu CPF, data de nascimento e demais dados requeridos;
  • Logo depois, selecione qual é o tipo de certificado desejado: Encceja para ensino fundamental ou Encceja para ensino médio;
  • Em seguida, selecione quais provas você precisa fazer para obter a certificação;
  • Escolha a secretaria de educação ou instituto federal que produzirá o Certificação de Conclusão ou a Declaração Parcial de Proficiência;
  • Solicite, se necessário, Atendimento Específico e/ou Especializado e Nome Social;
  • Preencha o questionário socioeconômico e então conclua a inscrição.

Após a inscrição do Encceja, o candidato deverá imprimir seu comprovante e levá-lo no dia da prova. Lá constam os dados e o número de inscrição do participante. Isso garante a identidade do estudante e evita fraudes nos resultados

Confira abaixo um vídeo com dicas importantes para estudar para a prova do Encceja:

Como estudar para a prova do Encceja.

Para tirar dúvidas, ou solicitar informações mais específicas sobre o Encceja, participantes e responsáveis pedagógicos podem entrar em contato com a central de atendimento do MEC, através do telefone 0800 616161.

 Diferença entre Encceja e Enem

Anteriormente, até o ano de 2016, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) era o único responsável por emitir a certificação do ensino médio para aqueles que não conseguiram concluir os estudos no período recomendado. Por causa da dimensão que a prova tomou no país, o MEC transferiu a certificação do ensino médio para o Encceja.

Então, o Enem serve para quem deseja ingressar no ensino superior privado ou público, já o Encceja funciona como possibilidade de conclusão do ensino fundamental ou médio. Dessa maneira, aquele que conseguir o certificado do Encceja ensino médio, pode também se candidatar para o Enem e concorrer assim a uma vaga em ensino superior.

Para estar bem informado, confira as diferenças entre os dois exames propostos pelo MEC:

Encceja

  • Inscrições gratuitas;
  • Certificação para o ensino fundamental e médio;
  • Um dia de prova;
  • Pontuação mínima de 100 nas provas objetivas e de 5 na redação.

Enem

  • Taxa de inscrição de R$ 82;
  • Acesso ao ensino superior;
  • Dois dias de prova;
  • Pontuação mínima de 450 nas provas objetivas e de 500 na redação.

Gostou de saber mais sobre o Encceja? Se este post foi útil, compartilhe com aqueles que ainda não concluíram os estudos e buscam uma boa oportunidade.

Confira outras matérias sobre educação no RIC Mais: