Famílias têm casas danificadas pela chuva de granizo e GM ajuda pessoa acamada a sair de local alagado, em Curitiba

Publicado em 16 ago 2021, às 12h00. Atualizado às 16h12.

As fortes chuvas com granizo que atingiram a capital paranaense deixaram alguns prejuízos para os moradores de Curitiba nesta segunda-feira (16). Conforme o último boletim divulgado pela Defesa Civil, às15h30, dez residências precisaram ser atendidas pelas equipes, que forneceram lonas plásticas para uso emergencial.

Ainda, conforme a Defesa Civil, houve uma prestação de socorro atendida por guardas municipais do núcleo Boa Vista a uma família no bairro Atuba, para retirada de uma pessoa acamada em uma residência na iminência de alagamento. Equipes da Prefeitura foram mobilizadas para a área, para prestar o atendimento à família.

Durante esta manhã, a queda de granizo atingiu, principalmente, os bairros Cajuru, Atuba, Uberaba e CIC, de acordo com a Defesa Civil. Nas últimas 24 horas, a precipitação acumulada é de 41,2 mm, registrados na estação pluviométrica localizada no bairro São Braz pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), com rajadas de vento de 27,7 km/h.

Servidores municipais continuam de prontidão acompanhando possíveis novas ocorrências para prestar o devido atendimento à população.

Veja imagens das chuvas que atingiram a capital:

Central 156

O cidadão que precisar comunicar a Prefeitura sobre estragos provocados pela chuva deve utilizar o telefone 156 da Central de Atendimento ao Cidadão, pelo site (www.central156.org.br) ou pelo aplicativo do serviço. O atendimento é feito por ordem de chamada e também de acordo com a gravidade da situação relatada.

A Defesa Civil registra as ocorrências que chegam ao município pelo telefone de emergência 199 (alagamentos) e, também, pelo 156 (Central de Atendimento ao Cidadão, que registra as solicitações para retiradas de árvore) e pelo 153 (Centro de Operações da Guarda Municipal – fornecimento de lona).

Outras situações decorrentes de chuvas ou temporais podem ser atendidas pelo Corpo de Bombeiros (193 – resgate) e pela Copel (falta de luz).