Procurador pode substituir idoso doente, veja como. (Foto: Ilustrativa/Pixabay)

A regra do INSS sobre a Prova de Vida entrou em vigor em 2012, mas, foi a de 2018 que muitas pessoas perderam, o benefício da aposentadoria. Isso devido a não comprovação da prova de vida para seu banco.

Aposentados e pensionistas têm 12 meses para provar que estão vivos, sendo renovado ano após ano; quem não fizer poderá ter o pagamento do benefício interrompido. Contudo, como funciona no caso de aposentados doentes?

Recordamos o caso do idoso de 90 anos que foi carregado no colo pelos seus filhos até seu banco, para provar que estava vivo, pois mesmo estando no carro do lado de fora, o banco se recusou a liberar o dinheiro a não ser que o próprio senhor Wilson o fizesse. Infelizmente, ele veio a óbito um dia após o ocorrido.

Como a Prova de Vida do INSS funciona para os aposentados que estão doentes?

De acordo com o INSS, se o beneficiário não puder fazer a prova de vida porque está doente, esse procedimento deverá ser realizado por um procurador cadastrado no INSS ou o representante legal (como o curador).

Nesse caso, esse procurador é quem deve comparecer a uma agência da Previdência Social levando a procuração e também o atestado médico que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário ou doença contagiosa, por exemplo, além dos documentos de identificação do procurador e do beneficiário.

Como se cadastrar como procurador no INSS?

Para fazer o cadastro junto ao INSS por conta da Prova de Vida, o procurador deverá comparecer a uma Agência da Previdência Social e apresentar procuração devidamente assinada ou registrada em Cartório (se o beneficiário for não alfabetizado) e o atestado médico (emitido nos últimos 30 dias) que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário ou doença contagiosa ou atestado de vida emitido por autoridade consular (no caso de ausência por motivo de viagem/residência no exterior), além dos documentos de identificação do beneficiário e do procurador.

Confira o modelo da procuração para a Prova de Vida do INSS e informações sobre a documentação necessária: