Jovem flagra seringa vazia ao receber vacina contra Covid-19 em Umuarama; assista
Uma estudante de Medicina percebeu que a seringa que devia conter a vacina contra o coronavírus para vaciná-la estava vazia. O erro foi filmado com um celular. De acordo com a Secretaria de Saúde de Umuarama, a profissional de saúde envolvida no episódio foi demitida.
O caso aconteceu em Umuarama, na última segunda-feira (30). Kerollin Waltrick foi até o ponto de vacinação do Sest/Senat para receber a segunda dose do imunizante AstraZeneca.
Quando a aplicadora já se preparava para inserir a agulha no braço da estudante, a jovem percebeu que a seringa estava vazia. Ela chega a segurar a mão da funcionária para mostrar a ausência de imunizante.
“Quando eu cheguei, a aplicadora me mostrou a seringa, e eu tive a sensação de que ela estava vazia. Mas eu só tive a certeza quando eu segurei na mão dela e vi que realmente estava vazia, então mostrei para ela”, disse a estudante.
A aplicadora então pega uma nova seringa, esta com o líquido, e efetua a aplicação corretamente. “Ela entregou a seringa vazia para a outra profissional, que aspirou o imunizante e devolveu para a aplicadora, que fez a aplicação correta”, explicou a jovem.
As imagens foram gravadas através de um celular. “Eu achava irrelevante, mas agora eu vejo como é importante filmar. É importante ter atenção tanto de quem aplica quanto de quem recebe a vacina”, diz ela.
Nota da Secretaria
Em nota, a Secretaria de Saúde de Umuarama disse que “nenhuma denúncia, queixa ou reclamação chegou até a Secretaria Municipal de Saúde dando conta de outro caso semelhante a este que teria ocorrido na cidade com a profissional em questão”.
A nota ressaltou ainda que “a técnica de enfermagem apresentada neste episódio foi imediatamente afastada de suas funções e demitida posteriormente, além de aberta uma denúncia junto ao Ministério Público“.