Coronavírus: Tenho uma viagem marcada, o que fazer?

por Redação RIC.com.br
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Publicado em 3 abr 2020, às 00h00.

O surgimento do Coronavírus é um assunto que tomou proporções globais e afetou diretamente o mercado de viagens, levando a restrição de circulação de pessoas em diversos países. Esses cuidados são para tentar diminuir a velocidade da disseminação da doença.

A pandemia se espalhou rapidamente e com isso o turismo mundial acabou sendo afetado devido ao fechamento de fronteiras em alguns países que possuem casos de diagnóstico comprovado do vírus. Nos últimos dias houve o cancelamento de vários voos partindo do Brasil com destino à Europa e Estados Unidos.

Viagem marcada: Devo cancelar ou adiar?

Sabemos que ficar de quarentena e evitar aglomerações e importante nesta etapa onde é preciso conter a pandemia em nosso território. Mas, alguns viajantes ainda não sabem se devem ou não cancelar as suas viagens.

A recomendação é não viajar pelos próximos 2 ou 3 meses. Este é o período em que a pandemia tende a crescer, aumentando o número de pessoas infectadas pelo vírus. A previsão é de que após esse período a situação deve estar mais estável.

A verdade é que mesmo que você consiga chegar ao seu destino, o turismo está paralisado  em todo o lugar devido a pandemia. E o que poderia ser um momento de lazer pode acabar se tornando um estresse.

Para incentivar as pessoas a ficarem nas suas residências e também para prevenir a disseminação do vírus, companhias aéreas, cruzeiros marítimos e agências de turismo, estão oferecendo algumas alternativas ao consumidor.

Os que desejam cancelar ou adiar a sua locomoção à um outro destino que possuem casos de Coronavírus, agora podem contar com algumas facilitações de forma gratuita.

Viagens aéreas para países com casos de Coronavírus

Tem viagem marcada para destinos que possuem altos números de casos do vírus? As principais companhias já estão remarcando ou cancelando as passagens gratuitamente.

Caso queira cancelar sua passagem onde não há ocorrência do vírus ou voos domésticos, o cancelamento estará sujeito às regras contratuais, sendo possível a cobrança de diferença de tarifa e multas.

Cruzeiros Marítimos estão mudando os itinerários

Se você tem alguma viagem de navio programada (no Brasil ou no exterior), é melhor ficar atento. As principais empresas de cruzeiros marítimos estão mudando seus itinerários e também revendo as políticas de cancelamento de viagens devido ao vírus.

Algumas dessas empresas estão inclusive devolvendo o dinheiro investido ou oferecendo créditos para clientes que quiserem reagendar suas viagens para outras datas.

Código de Defesa do Consumidor (CDC)

Legalmente não existe um apontamento para situações específicas como a que estamos vivendo no cenário atual.

O direito de arrependimento previsto no código, aponta que “toda compra realizada pelo telefone ou pela internet pode ser cancelada em até 7 dias com a devolução integral do valor pago”.

Na hora de contratar serviços como passagens aéreas e turismo, é bom ficar atento! A leitura dos termos de cancelamentos devem ser priorizadas e em qualquer que seja a situação, para que não haja surpresas futuras ou situações desconfortáveis.

Caso a sua viagem esteja marcada para daqui 6 meses ou mais, aguarde para ver como o vírus vai se comportar nos próximos meses. Acompanhe sempre as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), e dos órgãos oficiais de turismo.

Aqui você encontra informações sobre o abalo do mercado do turismo.