Onça-pintada 'brinca' com câmera do Parque Nacional do Iguaçu e a destrói. Assista!

Publicado em 18 jun 2021, às 18h38. Atualizado às 19h04.

Uma onça pintada destruiu por completo uma câmera de monitramento do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. O macho brincalhão achou o eletrônico, arrancou do tronco da árvore, brincou com o objeto e depois deixou em pedaços.

Conforme a assessoria do parque, o fato ocorreu no início deste mês de junho. Porém só ontem os pesquisadores passaram recolhendo as câmeras, que eles espalham pelos 185 mil hectares do parque, como fazem periodicamente para monitorar e obervar o comportamento dos animais. Hoje, quando começaram a analisar as imagens, tiveram a surpresa.

Em geral, explicou a assessoria, as câmeras, chamadas de armadilhas fotográfica, são colocadas camufladas nos troncos das árvores, pintadas com as cores dos troncos e da vegetação para que passem despercebidas pelos animais. Elas servem para monitorar os diversos bichos da mata, como onças, cotias, cães do mato, entre outros diversos moradores locais.

No entanto, o disfarce não funcionou com a onça, que encontrou o objeto e estraçalhou em pedaços. Os pesquisadores acreditam que o animal percebeu o objeto estranho à natureza e o eliminou, já que não pertencia ao habitat.

Ainda conforme os pesquisadores, o registro de novas onças no local mostram a qualidade ambiental e o equilíbrio do ecossistema do Parque Nacional do Iguaçu. A onça-pintada é uma espécie chave para a manutenção da biodiversidade e a presença do macho, apartemente saudável (e até gordinho), mostra esse equilíbrio.

As imagens são do projeto Onças do Iguaçu. Veja a “brincadeira”: