Pitbull é perigoso? Confira detalhes sobre a raça

por Redação RIC.com.br
especial e exclusivo para o RIC Mais
Publicado em 8 maio 2020, às 00h00.

Para quem está em busca de um novo animal de estimação, é interessante pesquisar e conhecer um pouco sobre algumas raças antes. O Pitbull, por exemplo, é um dos animais que levam fama de ser violentos, mas será que isso é uma regra? Confira a seguir se o Pitbull é perigoso, algumas características e comportamentos da raça

Características do Pitbull

O Pitbull é um cão com característica própria mas que não o tornam tão diferentes de outras raças. Assim como qualquer pet, ele exige atenção, carinho e cuidados, além de adorar ter alguém para brincar.

Estes animais são muito inteligentes e costumam aprender rápido, seja enquanto filhotes ou mesmo na vida adulta. São fáceis de ensinar e muito obedientes, o que facilita na hora de ditar as ordens dentro de casa.

pitbull-e-perigoso-confira-sobre-a-raca

O comportamento do animal

Ao contrário do que muitos pensam, o Pitbull é uma das raças indicadas para quem tem família e um quintal grande. Ele adora estar rodeado de pessoas e ama os momentos de exercício e lazer.

É preciso apenas ter um pouco de cuidado com crianças pequenas, pois como o Pitbull possui um corpo robusto e musculoso sua força pode ser um pouco excessiva durante as brincadeiras, mas nada que uma boa educação e limites não possam controlar.

pitbull-e-perigoso-confira-a-raca

Pitbull é perigoso?

Mas afinal, o Pitbull realmente é perigoso? Apesar de ganharem a fama de violentos, estes animais são como qualquer outro cão. O que tornou essa característica popular é que por ser forte e musculoso, quando agressivo ele pode se tornar muito perigoso.

Mas é válido lembrar que este é um animal muito inteligente e obediente, e por tanto o real perigo são os donos e a educação que eles oferecem. Um Pitbull que é incentivado a ser agressivo desde jovem ou que sofreu maus tratos por exemplo, certamente irá adquirir esse tipo de comportamento. As brincadeiras violentas ou atitudes perigosas devem ser repreendidas, ensinando o cão que isso não é certo. Desse modo o animal não terá dificuldades em ser um ótimo companheiro, dócil e brincalhão.