Londrina cria projeto de lei que proíbe veículos barulhentos
Em entrevista coletiva, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, informou que encaminhou para a Câmara Municipal o projeto de lei para proibir a circulação de veículos barulhentos. A intenção é melhorar a poluição sonora causada principalmente por motos com escapamento adulterado.
“Essas motos barulhentas incomodam a família que tem um bebê pequeno, incomodam idosos, incomodam hospitais, casas de repouso e cidadãos comuns. Baseado nisso, nós estamos encaminhando um projeto de lei à câmara de vereadores, estabelecendo critérios e multas pesadas […].”
disse Marcelo Belinati, em coletiva.
Com base em leis de trânsito e códigos ambientais, o projeto prevê o recolhimento dos veículos. Na primeira infração, é aplicada multa de R$500, valor que pode ser dobrado caso seja recorrente.
Para implementar as medidas, a prefeitura pretende construir um pátio para abrigar os veículos apreendidos. Também serão comprados decibelímetros, aparelhos que medem a intensidade de um som. Caso o barulho seja maior do que o permitido, as punições serão aplicadas.
Motos adulteradas já vêm sendo apreendidas, em Londrina. No último final de semana, a Polícia Militar apreendeu 28 motocicletas irregulares. Entre elas, algumas com mudanças no escapamento.
Belinati ressalta que o projeto é paralelo à Lei Seca de Londrina, que proíbe o consumo de bebidas em vias públicas. As ações são em parceria com a Guarda Municipal de Londrina.