Tico Kuzma é eleito presidente da Câmara em reviravolta comandada por Pier Petruzziello

Fala, Marc!

por Marc Sousa
Publicado em 2 jan 2021, às 17h43. Atualizado às 19h49.

O vereador Tico Kuzma (PROS) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Curitiba para os próximos dois anos. Kuzma, que está em seu quinto mandato como vereador, foi eleito por unanimidade em uma reviravolta. Isto porque até meados de dezembro do ano passado, era difícil acreditar que o ex-presidente, Sabino Picolo (DEM), não fosse reeleito. Picolo contava com simpatia de parte da cúpula da equipe do prefeito Rafael Greca, do mesmo partido dele, e fazia conversas de bastidores, principalmente com os novos eleitos, no clima de “já ganhou”. Chegava a anunciar que o seu Primeiro Secretário seria Professor Euler (PSD), do partido do vice-prefeito, Eduardo Pimentel. Não deu certo.

Conforme antecipou essa coluna, a base do prefeito na Câmara rachou. De um lado ficou Picolo, do outro, Pier Petruzziello (PTB), líder de Greca, que pregou a renovação na direção da casa. Ele abriu mão da presidência em nome da unidade, com isso Kuzma apareceu como opção de consenso do grupo oposicionista, que se reuniu frequentemente na casa de Petruzziello para definir a linha de atuação.

A estratégia deu certo. Primeiro vieram os novos eleitos, diante da força do movimento, alguns veteranos também se alinharam, culminando numa frente de 12 partidos:  PROS, PT, PSL, NOVO, PV, PODEMOS, PTB, REPUBLICANOS, SD, PP, DC e MDB. Diante da derrota iminente, Picolo tirou o time de campo.

Vários dos vereadores novatos reclamaram do “salto alto” de Picolo, que soou arrogante. Isso se somou a articulação cuidadosa liderada por Petruzziello, que conseguiu unir bolsonaristas e petistas na mesma chapa, e com isso mostrou força para seguir na liderança de Greca por mais dois anos.

Veja como ficou a nova mesa da Câmara de Curitiba

Presidente: Tico Kuzma (Pros)

1º vice: Alexandre Leprevost (Solidariedade)

2º vice: Tito Zeglin (PDT)

1º secretário: Flavia Francischini (PSL)

2º secretário: Professora Josete (PT)

3º secretário: Professor Euler (PSD)

4º secretário: Mauro Ignácio (DEM)

Corregedora: Amália Tortato (Novo)

Vice-corregedor: Osias Moraes (Republicanos)