"A ideia é que todos os adultos paranaenses sejam vacinados até dezembro", reforça Ratinho Jr.
Em entrevista exclusiva para a RIC Record TV, no início da tarde desta quarta-feira (26), o Governador Ratinho Junior (PSD), falou sobre avanço do coronavírus no Paraná, protocolos sanitários para retomada de atividades econômicas.
Questionado pelo jornalista Marc Sousa, sobre a vacinação da pandemia da covid-19, Ratinho Jr afirmou sobre expectativas de vacinar todos os paranaenses acima de 18 anos até o final do ano.
“Acima de 18 anos, a ideia é que até dezembro a gente consiga vacinar todos os adultos do nosso estado. Estamos fazendo esse cronograma. Nós conseguimos bater a mete em abril que era vacinar todos acima de 60 anos. Estamos trabalhando para isso.”
Afirmou Ratinho Jr ao Balanço Geral.
Cenário preocupante
A lotação de leitos de UTI está acima de 90% desde o começo do ano, mesmo com 1.916 leitos disponibilizados na rede exclusiva SUS, com a dificuldade adicional de mais de mil pacientes aguardando internação em leito Covid-19 (UTI e clínico). Eles estão em unidades básicas ou de pronto atendimento. Há, ainda, uso intensivo do chamado kit intubação, gerando quedas nos estoques do Estado.
A taxa de transmissão do Paraná é a pior do País, segundo o portal Loft.Science, utilizada por pesquisadores da área. É de 1,14 nesse momento, enquanto a média nacional é de 1,03. O indicador acima de 1 significa transmissão acelerada da doença.
O Paraná superou em maio a barreira de 1 milhão de casos. Neste mês, até a terça-feira (25), foram divulgados 119.984 casos e 3.411 óbitos, o que representa 11,2% e 13,4% dos registros desde o começo da pandemia, em março de 2020. Entre os números por data de ocorrência, o mês de maio somou 101.262 casos e 2.265 óbitos.