Abrabar sugere evento teste somente com vacinados em Curitiba: “Passaporte seria o certificado da vacina”

Publicado em 12 maio 2021, às 16h07. Atualizado às 16h11.

A Associação Brasileira de Bares e Casa Noturnas (Abrabar) revelou que irá protocolar um pedido na Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e na Secretaria de Saúde de Curitiba para a realização de um evento teste somente com a participação de vacinados contra a covid-19. A iniciativa poderia ser ampliada para outras cidades do estado. Segundo a entidade, a Sociedade Água Verde já teria aceito o convite para realizar a festa e todos os participantes terão que ter recebido as duas doses do imunizante, respeitando o prazo de eficácia.

Além disso, o nome e o endereço dos participantes do evento deverão constar em uma lista para eventual acompanhamento após o evento a fim de se verificar se houve algum tipo de contágio posterior. Tudo será comprovado com novo exame PCR, se necessário, em até sete dias após o teste.

De acordo com a Abrabar, o objetivo é incentivar eventos testes para valorizar estabelecimentos legais e aprimorar protocolos pós-vacinação da segunda dose. Para o presidente da Abrabar, Fábio Aguayo, é preciso que as autoridades e a sociedade tomem uma atitude em relação às festas clandestinas. Aguayo faz referência ao desenho animado em que os personagens nunca encontram o caminho de volta para casa para explicar a situação. “Do jeito que está, nunca sairemos da Caverna do Dragão”, completou ele. 

Para a infectologista, doutora em Ciências e professora do curso de Medicina da Universidade Positivo (UP), Viviane de Macedo a vacina foi estudada para evitar agravamento da doença, não a infecção. Portanto, realizar esse tipo de teste no momento seria uma decisão precipitada em meio ao crescimento no números de casos. “O número de pessoas imunizadas no Brasil ainda é baixo. Não podemos comparar a países como Israel, onde a maioria da população está imunizada e esses eventos testes estão sendo realizados”, explica.  

A infectologista alerta, que mesmo após a aplicação da vacina, a população deve continuar com os cuidados em relação ao coronavírus. “Estar imunizado não garante que não está infectado. Portanto, precisamos manter o distanciamento social e o uso de máscaras”, completa.

Pato Branco promove baile experimental 

A Prefeitura de Pato Branco autorizou um baile com 375 pessoas para testar os protocolos contra a Covid-19. De acordo com o executivo municipal, o baile teve medidas de segurança, aferição de temperatura e uso de tapetes sanitizantes. As mesas só podiam ser frequentadas por pessoas da mesma família ou com contato diário com as pessoas que ali estavam. 

A Vigilância Sanitária do município relata que as pessoas que estiveram na festa serão acompanhadas pela Secretaria Municipal de Saúde

Segundo a infectologista Viviane de Macedo, o Brasil ainda não está preparado para esses eventos. “Precisamos ter paciência. Primeiro de tudo é preciso avançar no processo de vacinação, depois melhorar a situação pandêmica, para aí sim pensarmos em eventos como esses”, finaliza.