Alerta no Dia das Mães: Especialistas reforçam cuidados em pandemia

por Gabriel Albuquerque
Com supervisão da editora Giselle Ulbrich
Publicado em 7 maio 2021, às 22h01.

Os casos de covid-19 aumentaram nos últimos dias na cidade de Curitiba, mostrando que a pandemia pode ganhar força e os casos se multiplicarem mais ainda caso as medidas restritivas não sejam respeitadas neste domingo (09), no qual se comemora o Dia das Mães.

O Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba alerta a população:

“Estamos novamente em tendência clara de subida de casos, portanto reforçar as medidas de cuidados nesse momento de comemoração é bastante necessário”

Alcides Oliveira, coordenador do Centro de Epidemiologia.

Os casos ativos estão aumentando e já ultrapassam os seis mil nesta semana de maio. A taxa de transmissão do vírus também saltou de 0,86 em abril, quando a cidade saiu do lockdown, para uma taxa de 1,06.

“Isso é um sinal claro de que mais pessoas na cidade estão com sintomas respiratórios, estão adoecendo e certamente isso logo se refletirá na procura pelos serviços de saúde”, diz o diretor.

Nesta primeira semana de maio, mais de três mil pessoas procuraram por exames RT-PCR de detecção do novo coronavírus. Até a semana passada, o número ficava entre 2.000 e 2.800. O percentual de positividade para coronavírus em exames está subindo e já está na casa de 30%.

Atenção com as comemorações

Oliveira ainda explica que mesmo vacinada a pessoa deve se manter em alerta, pois o vírus ainda está sendo transmitido. E as orientações continuam as mesmas: evitar pessoas que não sejam do mesmo núcleo familiar, além de cuidados como evitar aglomerações, não compartilhar talheres, manter os locais ventilados e usar máscara antes e pós refeições, são essenciais para evitar a transmissão do vírus.

Para restaurantes, o cuidado é redobrado: sempre a utilização de álcool em gel, uso de máscara nos locais e também pesquisar se o estabelecimento está tomando os devidos cuidados no período de pandemia.