Com 6 casos, Paraná é o terceiro estado com mais infectados do novo coronavírus no Brasil

Publicado em 12 mar 2020, às 00h00.

Nesta quinta-feira (12), o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, informou que o Paraná tem seis casos do novo coronavírus confirmados. Algumas horas antes, o Ministério da Saúde já havia divulgado o dado, que coloca o estado como o terceiro com mais infectados pelo Covid-19 no Brasil. São Paulo e Rio de Janeiro lideram o ranking de diagnósticos positivos.

No Paraná, cinco infectados moram em Curitiba e um em Cianorte, no Noroeste do Paraná. Segundo as autoridades sanitárias, todos estão isolamento domiciliar e são monitorados por profissionais de saúde. Nenhum dos pacientes precisou de internamento.

Todos os casos são importados, ou seja, em que os pacientes foram contaminados durante viagem ao exterior.

Os casos confirmados pelo Laboratório Central do Paraná (Lacen) são: pai e filha, de 54 anos e 25 anos, residentes em Curitiba, que passaram pela Espanha, Portugal, Holanda; pai e filho, de 43 e 15 anos, também de Curitiba, que estiveram na Itália; um homem de 58 anos, de Curitiba, que visitou a Itália, e uma mulher de Cianorte, de 47 anos, que esteve nos Emirados Árabes.

6 casos em uma noite

Até ontem de manhã, o Paraná não tinha nenhum caso do novo coronavírus. Em apenas uma noite, segundo o secretário Beto Preto, o Lacen confirmou os seis casos. Ao todo, foram realizados 17 exames, 11 foram descartados.

De acordo com Beto Preto, o Paraná continua com 49 casos suspeitos sendo avaliados e 27 descartados. No Brasil, são 73 casos confirmados até o fima da manhã desta quinta-feira.

Sem restrições e pânico

O secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto, e a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, afirmaram que não há nenhuma restrição de circulação ou eventos públicos na cidade ou no estado e não há motivo para pânico. “O que devemos é ressaltar as medidas preventivas e tranquilizar os parananenses quanto à estrutura de saúde organizada no Estado”, diz Preto. “Todas as medidas sanitárias estão sendo realizadas”, afirma a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.

Assista