Liminar permite mercados em Curitiba abrirem neste sábado (22) das 7h às 20h

Publicado em 21 maio 2021, às 20h05. Atualizado em: 22 maio 2021 às 08h50.

A Associação Paranaense dos Supermercados (Apras) conseguiu uma liminar na Justiça, que autoriza os supermercados em Curitiba a abrirem neste sábado (22), das 7h às 20h. Na última quarta-feira (19), um novo decreto de bandeira laranja da Prefeitura de Curitiba, com medidas mais restritivas, impedia a abertura dos mercados nos fins de semana, que só poderiam funcionar em formato delivery.

No entender da Apras, a não abertura dos mercados aos fins de semana geraria aglomerações nos mercados durante a semana, principalmente nas quintas e sextas-feiras, com filas para fora dos comércios de gente aguardando para entrar. Até porque o último decreto também ampliava o toque de recolher, que passou a iniciar às 21h, ou seja, uma hora a menos de mercados abertos.

Em seu pedido de liminar, a Apras, entre outros argumentos, disse que há muitas pessoas que trabalham durante a semana e sábados pela manhã e não conseguem fazer mercado de segunda a sexta. Só conseguem abastecer a casa no fim de semana. Diante disto, a Apras solicitou que os mercados pudessem abrir aos sábados e domingos.

Apesar dos argumentos, a Justiça deferiu parcialmente a liminar. Autorizou a abertura somente no sábado, das 7h às 20h. Fora disto, volta à regra decretada pela prefeitura esta semana, de que no domingo este tipo de atividade só pode funcionar em delivery.

A liminar conseguida pela Apras, assinada pela juíza Rafaela Mari Turra, da 1.ª Vara de Fazenda Pública, só é válida para este sábado (22), visto que o decreto de bandeira laranja só é válido até a próxima quarta-feira (26). Neste dia, a prefeitura deverá analisar novamente os números da Covid em Curitiba, para decidir o que fazer. Na semana passada, a prefeitura tinha anunciado a possibilidade de lockdown, o que não se concretizou esta semana.

Atualização

Na madrugada deste sábado (22), a juíza Fabiana Silveira Karam julgou um recurso da prefeitura de Curitiba e acatou a decisão de manter os estabelecimentos fechados. Com a decisão, os estabelecimentos não poderão funcionar hoje. Confira mais detalhes.