MPF encaminha pedido de instalação de barreira sanitária na Ponte da Amizade

por Caroline Maltaca
com informações da Prefeitura de Foz do Iguaçu
Publicado em 2 jul 2021, às 21h45.

O Ministério Público Federal (MPF) encaminhou um pedido liminar de caráter urgente reforçando a necessidade de medidas de vigilância sanitária na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Dentre as medidas destacadas pelo órgão público, está a implementação de uma barreira sanitária na Ponte da Amizade.

Na ação, o MPF também requer que a União realize aportes financeiros em Foz do Iguaçu para compensar os prejuízos sofridos pelo sistema público de saúde do município devido a reabertura da ponte ter contribuído com a explosão de novos casos e de mortes pela Covid-19 no município.

De acordo com a Prefeitura, até 25 de junho, a regional já acumulava mais de 60.303 casos de Covid-19 confirmados e 1.353 óbitos. Após um mês da abertura da Ponte, o que se observou foi um aumento significativo de casos confirmados no município.

“Diante de todos estes dados, fica evidente que a abertura da Ponte Internacional da Amizade só veio a trazer uma maior pressão e caos sobre o sistema de saúde em Foz do Iguaçu, bem como prejudicar o atendimento aos cidadãos brasileiros que moram na região de fronteira”,

afirma o MPF na ação.

O órgão argumenta, contudo, que não se cogita pedir o fechamento da fronteira, dado o importante papel que desempenha no transporte de cargas, pessoas e para o comércio local, mas tão somente a criação de barreiras sanitárias eficazes para controle da entrada e saída de pessoas e veículos entre os países.

Segundo a Prefeitura de Foz do Iguaçu, a instalação da barreira já é uma estratégia defendida pelo município desde outubro de 2020, quando ocorreu a reabertura da via. Mesmo tendo reforçado o pedido em maio deste ano, até então não havia uma resposta concreta.

https://ric.com.br/noticias/saude/coronavirus/