Novo decreto de Curitiba modifica horários para academias, restaurantes e lojas de conveniência
A Prefeitura de Curitiba publicou nesta sexta-feira (9), no Diário Oficial, um decreto que modifica algumas restrições para o enfrentamento ao novo coronavírus, durante a bandeira laranja no nível de alerta.
As medidas entram em vigor na próxima segunda-feira (12), com exceção da capacidade de ocupação das igrejas e templos de qualquer culto, que deverão observar a Resolução n.º 371, de 9 de abril de 2021, da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, que regulamenta a realização das atividades religiosas de qualquer natureza.
A partir de segunda-feira (12), fica estendido o horário de funcionamento de alguns serviços e atividades. Academias de ginástica e demais espaços para práticas esportivas individuais podem funcionar das 6h às 23h (não mais até as 20h), de segunda a sábado. Fica mantida a proibição de abertura aos domingos.
Restaurantes poderão funcionar para consumo no local, das 10h às 23h o horário atual é até as 20h), e lanchonetes das 6h às 20h (a abertura está sendo feita a partir das 10h), de segunda a sábado, inclusive na modalidade de atendimento de buffet no sistema de autosserviço (self-service). No caso das lanchonetes, permanece autorizado, de segunda a sábado, o atendimento até as 23h nas modalidades delivery e drive-thru.
Não houve mudança aos domingos nos restaurantes e lanchonetes – fica permitido exclusivamente o atendimento nas modalidades delivery, drive-thru e retirada em balcão (take away) até as 23h, sendo vedado o consumo no local.
Lojas de conveniência em postos de combustíveis poderão funcionar todos os dias da semana das 6h às 22h (agora estão funcionando até as 20h, de segunda a sábado). Aos domingos, poderão funcionar em todas as modalidades, ficando vedado o consumo no local.
Os veículos utilizados para o transporte coletivo urbano, que estão com ocupação de até 50%, passarão a circular com lotação máxima de até 70% de sua capacidade, em todos os períodos do dia.
O novo decreto foi definido com base na recomendação do Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal da Saúde, que esteve reunido na quinta-feira (8) para debater as medidas restritivas relacionadas a atividades e serviços, de acordo com o atual quadro epidêmico do novo coronavírus.