Prefeito de Maringá acusa Sesa de 'boicote' na distribuição de vacinas
O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, acusou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) de “boicote” à cidade na distribuição de vacinas da Covid. Ele disse que o que foi enviado à cidade, proporcionalmente, não foi igualitário em relação a outras cidades da sua regional de saúde. Conforme o prefeito, Maringá recebeu menos doses do que a proporção local de habitantes.
No Facebook, o prefeito disse que a cidade recebeu ontem 3.798 doses de vacina, o que corresponde a apenas 30% de tudo o que chegou para a regional, que possui outras 29 cidades: Ângulo, Astorga, Atalaia, Colorado, Doutor Camargo, Floraí Floresta Flórida Iguaraçu Itaguajé Itambé Ivatuba Lobato Mandaguaçu Mandaguari Marialva, Munhoz de Melo, Nossa Senhora das Graças, Nova Esperança, Ourizona, Paiçandu, Paranacity, Presidente Castelo Branco, Santa Fé, Santa Inês, Santo Inácio, São Jorge do Ivaí, Sarandi e Uniflor.
Apesar da quantidade de cidades, disse o prefeito, Maringá possui 50% da população da regional. Desta forma, ele considerou injusta a quantidade recebida. Também comentou sobre a remessa que está por chegar e que também só cobre 38% da população local. Veja a postagem do prefeito:
O RIC Mais procurou a Sesa, que se pronunciou por nota. A Secretaria disse que já enviou doses suficientes antes para equalizar a vacinação por idade em todo o Estado. E que segue o Plano Nacional de Imunização, conforme os grupos prioritários, e que nenhum município está sendo prejudicado.
Confira na íntegra a explicação da Sesa:
“Nenhum município foi ou está sendo prejudicado na distribuição das vacinas. Muito pelo contrário. Cada municipio, pela sua característica populacional, e seguindo o Plano Nacional de Imunização, conforme os grupos prioritários, que recebeu dose carimbada pelo Ministério da Saúde, já teve a devida equalização proporcional para seguir na vacinação por idade. Com isso, a Sesa equilibrou a distribuição. Isso faz com que todos os municípios caminhem juntos para que 80% dos paranaenses estejam vacinados em agosto e 100% em setembro com a primeira dose.
O municipio de Maringá recebeu 78% das doses distribuídas, vacinou 76,38% da população com uma dose ou dose única. A média estadual está em 75% na distribuição e com 73,59% de aplicação.
O Paraná é por inteiro, sem divisões ou narrativas segregadoras, e tem sido tratado nessa perspectiva na campanha de vacinação, com atenção e olhar sensível para todos os municípios de forma indistinta, inclusive com a validação pelo Tribunal de Contas do Estado acerca do método de divisão das doses.
Neste momento de evolução positiva da vacinação, não há espaços para bravatas ou arroubos políticos.”