Vacinação de portuários começa nesta sexta-feira (28) no Paraná
Chegou a vez dos trabalhadores portuários serem vacinados no Paraná. Junto com outros grupos prioritários, pelo Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, a categoria profissional receberá as primeiras doses que chegaram na 21ª remessa de imunizantes que o Estado está para receber do Ministério da Saúde. Das 390.190 doses, a expectativa é que 9.627 sejam destinadas ao grupo.
Nesta sexta-feira (28), o secretário de Estado da Saúde Beto Preto participará do início da vacinação dos portuários. A partir das 11h, o secretário estará no Centro de Vacinação de Paranaguá, localizado na antiga Estação Ferroviária, no litoral do Paraná, para explicar sobre como será esta nova etapa.
As doses serão da vacina AstraZeneca/Fiocruz, que chegaram ao Paraná no início da semana.
Portos do Paraná
Desde que começou a pandemia a Portos do Paraná vem tomando todas as precauções necessárias, inclusive com barreiras sanitárias de equipes médicas e de enfermagem, no acesso ao cais e no Pátio de Triagem, 24 horas.
“Não foi necessário nenhum ajuste após a descoberta dessa nova cepa indiana do vírus. Seguimos, como desde de o início, tomando todo o cuidado necessário para que a doença não se espalhe por aqui”,
garante André Pioli.
Seguindo as orientações das agências nacionais, os tripulantes dos navios seguem sem autorização para desembarcar nos portos paranaenses, a não ser para questões fundamentais como consultas médicas e odontológicas, questões legais e troca de tripulação.
Desde o início das barreiras sanitárias no Porto de Paranaguá, dia 25 de março de 2020, até o último dia 30 de abril, já foram 1.871.270 triagens com aferição de temperatura. Desse total, 2.322 trabalhadores passaram por atendimentos médicos, 313 pessoas apresentaram sintomas de Covid-19 e 30 foram encaminhados à rede municipal de saúde. Até agora a empresa pública já investiu mais de R$ 11 milhões no combate à Covid-19.