Vídeo: paciente com covid-19 foge de hospital por medo de ser intubado

por Daniela Borsuk
com RIC Record TV
Publicado em 17 mar 2021, às 14h28. Atualizado às 18h45.

Um homem que estava internado em estado grave com covid-19 no Hospital Universitário (HU) de Londrina fugiu da unidade após sofrer uma crise de ansiedade por medo de apresentar uma piora em seu quadro de saúde e precisar ser intubado. Um vídeo que flagrou a ação foi divulgado nesta quarta-feira (17) no programa Balanço Geral Curitiba, na RIC Record TV.

Nas imagens, é possível ver o momento em que o paciente corre pela avenida e, logo atrás, os profissionais de saúde do hospital tentam alcançá-lo. A equipe se mobilizou e conseguiu chegar até o homem, que foi estabilizado e levado novamente para dentro da unidade, com o uso de uma maca e auxílio de equipamentos médicos.

Assista aos vídeos desesperadores:

(Vídeo: Reprodução/ RIC Record TV)

O que disse o hospital

Em nota, o HU confirmou a fuga do paciente de sexo masculino, de 45 anos, e informou que homem sofreu a crise de ansiedade “por estar experenciando a superlotação que enfrentamos diariamente” e porque sentiu medo e angústia em pensar que seu quadro de saúde poderia piorar.

Ainda conforme o hospital, após ser resgatado, o paciente retornou ao leito, recebeu as “terapia medicamentosa e oxigenioterapia necessárias”, foi atendido pela psicóloga da instituição, visitado pela esposa e pôde conversar com familiares por videochamada.

Veja a nota na íntegra:

A Direção do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (HU-UEL) informa que o paciente, A.S.F, 45 anos, sexo masculino, foi transferido da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ao Pronto-Socorro do HU-UEL no dia de ontem (16/03/21), com diagnóstico detectável à COVID19.

No dia de hoje apresentou tentativa de evasão atribuída a crise de ansiedade por estar experenciando a superlotação que enfrentamos diariamente. Ao ser indagado sobre o seu motivo de fuga o mesmo referiu ter medo e angústia relacionados ao possível agravamento do quadro clínico e a possibilidade de ser entubado, fatos estes que motivaram sua saída do ambiente hospitalar, sem prévia autorização.

Frente ao ocorrido a equipe de saúde e segurança se deslocaram prontamente pela Avenida Robert Koch, acomodaram o paciente em maca, com instalação de máscara de oxigênio e realizaram o transporte ao leito, onde o mesmo estava internado.

A equipe médica avaliou prontamente o paciente, solicitou exame de imagem, o mesmo permanece em rigorosa observação médica e multiprofissional, recebendo a terapia medicamentosa e oxigenioterapia necessárias.

Informamos também que a psicóloga da instituição atendeu o paciente após o evento, foi convocada a esposa para realizar a visita ao mesmo e disposto um aparelho de telefone celular do paciente para videoconferência com a família.

O HU-UEL reafirma sua missão na prestação dos cuidados em saúde com excelência, atualiza que vem mantendo o quadro de superlotação de 178% dos leitos e permanece à disposição para outros esclarecimentos que se fizerem necessários.