Escapamento irregular: blitz apreende cinco motocicletas no centro de Maringá

por Redação RIC.com.br
Com informações da Prefeitura de Maringá
Publicado em 22 set 2021, às 10h45.

Uma blitz realizada na manhã desta terça-feira (21), em parceria da Prefeitura de Maringá e Polícia Militar, apreendeu cinco motocicletas. A ação na avenida Juscelino Kubitschek, ao lado do Parque do Ingá, abordou os veículos verificando documentação dos motociclistas e motos.

O diretor de Trânsito, da Secretaria de Mobilidade Urbana, Marcelo Filite, informa que entre as causas das apreensões estão escapamentos irregulares e problemas na documentação. A blitz foi feita com os agentes e policiais colocando cones em meia pista e indicando que as motos parassem para a verificação.

Os veículos apreendidos foram colocados no caminhão guincho da Polícia Militar e levados para o pátio da 13ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), onde os motociclistas devem ir para retirar as motos após regularizarem a situação.

Já são 106 motocicletas apreendidas esse ano. As blitz integradas acontecem com frequência em regiões e horários diferentes da cidade. E também atendem denúncias da comunidade no telefone 156, da Ouvidoria Municipal, que reclama de barulho excessivo das motocicletas, Inclusive de madrugada. Um dos focos da blitz é fiscalizar o escapamento, tentando flagrar o equipamento irregular.

Grave

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), entre os problemas que caracterizam irregularidade, estão escapamento sem equipamento obrigatório ou inoperante ou ineficiente; com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante. Em caso de flagrante, a multa é de natureza grave de R$ 195,23 mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A moto também é apreendida.