Rapaz passa a mão na bunda de jovem que se exercitava no Lago de Cascavel
A jovem Vitória Alves é a mais nova vítima de assédio sexual em público no Paraná. Enquanto ela se exercitava no Lago Municipal de Cascavel, no Oeste do Paraná, um homem passou a mão nas nádegas dela, sem qualquer receio de estar em público, na tarde desta segunda-feira (11). O assediador e seu irmão adolescente foram detidos em seguida.
Vitória contou ao Cidade Alerta Oeste que corria na pista do lago e deu uma parada para descansar. Foi quando dois homens em bicicletas vieram na direção dela e um deles a assediou. A jovem não esperava por isso e ficou um pouco desnorteada, até que consegui pensar em ligar para a Polícia Militar.
- Leia também: A maldição das drogas: “A gente vai roubar, pedir ou catar recicláveis”, diz dependente
“A policial que me atendeu ao telefone pediu que eu procurasse um guarda municipal que estivesse pelo parque, enquanto ela mandava uma viatura da PM ao local. Eu encontrei o guarda. Eu estava chorando, pois é uma situação a qual ninguém gostaria de passar. Graças a Deus o guarda estava de moto e conseguiu alcançar os dois”,
relatou a vítima.
Os suspeitos foram encaminhados à delegacia e presos em flagrante. Eles são irmãos; o que assediou Vitória é adulto e o outro ainda é adolescente.
“Estou com nojo deles, porque é uma situação que ninguém quer passar. É um sentimento que nunca tive antes, é triste. Não desejo a ninguém passar por isso”,
disse a jovem, ainda confusa com o assédio.
Tombo da bicicleta em Palmas
Este não é o primeiro caso de assédio em público contra mulheres no Paraná, nas últimas semanas. No mês passado, a estudante Andressa Lustosa andava de bicicleta pelas ruas de Palmas, no sudoeste do estado, quando homens num carro a assediaram. O que estava no banco do carona colocou o braço para fora da janela e passou a mão nas nádegas da jovem, que se assustou e caiu da bicicleta.
Na hora, Andressa pensou que fosse um acidente. Só entendeu que era um assédio depois que pediu para olhar as câmeras de segurança de casas da rua e entendeu o que havia acontecido. Então ela deu queixa à polícia do crime e dois, dos três ocupantes do veículo, foram presos. Eles estão respondendo por importunação sexual e lesão qualificada e permanecem detidos.
Prefeitura deu apoio
A prefeitura de Cascavel se pronunciou, informando que deu pronto atendimento á vítima. Segue nota da prefeitura na íntegra:
“A Secretaria Municipal de Políticas Públicas sobre drogas e Proteção à Comunidade (Semppro) informa que assim que um dos guardas patrimoniais que prestam serviço no Lago Municipal foi avisado do suposto caso de assédio sexual, ele imediatamente acionou a Central da Guarda Municipal de Cascavel (GMC) que enviou uma equipe ao local e conseguiu deter os suspeitos que foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil para os procedimentos de praxe. A Semppro mantém equipes fazendo rondas em toda a extensão do lago para garantir a segurança das milhares de pessoas que passam pelo local todas as semanas. Denúncias de abusos como este ou outra situação que infrinja a lei deve ser feita à Guarda Municipal pelo telefone 153.”
Assista o depoimento de Vitória ao Cidade Alerta: