O Ministério da Pesca e Aquicultura divulgou na última segunda-feira (12) o resultado das propostas habilitadas para a ação de aquisição de máquinas para o fomento à aquicultura familiar no Brasil. No Paraná, 179 municípios foram habilitados e poderão adquirir patrulha mecanizada, composta por escavadeira hidráulica e trator de esteiras.

Porém, a repartição explica que a habilitação e a classificação das propostas não asseguram o atendimento das mesmas. Esse serviço será realizado de forma regionalizada ou por etapas, de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira.

O vice-presidente da Câmara, deputado federal André Vargas (PT-PR), ressaltou a importância dos projetos da área da pesca já que o Paraná possui muitos rios e a atividade pesqueira é o sustento de várias famílias em muitos municípios do Estado. “A seleção e habilitação foram feitas, infelizmente muitos municípios deixaram de apresentar toda a documentação necessária para garantir o projeto”, lamentou.

A relação à disponibilidade financeira do Ministério para liberar os recursos, Vargas destacou que trabalhos serão feitos para que todos os projetos sejam pagos.